Com uma boa mistura de ficção científica, aventura e terror, a série Stranger Things conquistou os assinantes da Netflix logo na sua estreia, em 2016. Com a última temporada programada para chegar ao catálogo do streaming este ano, há muito para recordar sobre a série. Mas há algo que nem sempre recebe a atenção que merece: os carros de Stranger Things.
Por se passar na década de 80, a série trouxe-nos alguns modelos icónicos. Listamos abaixo os 6 mais memoráveis.
1. BMW 733i de Steve Harrington (1981)

Steve Harrington começa a série como um dos alunos mais populares do ensino secundário, e o seu carro condiz com essa popularidade e com o facto de vir de uma família com boas condições financeiras. O personagem, que viria a tornar-se a "ama" preferida de todos os espetadores da série, conduz um BMW 733i de 1981.
O luxuoso BMW da Série 7 de Harrington é um modelo E23 de primeira geração (produzido entre 1977 e 1986), equipado com um motor de 6 cilindros em linha de 3,2 litros, capaz de produzir 194 cv e 280 Nm de binário. O carro tinha transmissão manual de série, com quatro velocidades, acelerava dos 0 aos 100 km/h em 8,9 segundos e atingia uma velocidade máxima de 204 km/h.
Entre os equipamentos de luxo, este modelo já contava com sistema de travagem antibloqueio (ABS), vidros elétricos, fecho centralizado, bancos aquecidos, acabamento em couro, teto de abrir elétrico, controlos de ventilação para os bancos traseiros e até mesmo ar condicionado automático.
2. Chevrolet Blazer K5 (1980) de Jim Hopper

A figura paterna mais querida de Stranger Things, Jim Hopper, conduzia um Chevrolet K5 Blazer de 1980, na icónica versão de patrulha da polícia de Hawkins. Um SUV robusto, o K5 Blazer oferecia tudo o que o chefe de polícia precisava para manter a cidade segura – fosse contra criminosos ou demogorgons.
O modelo de 1980 distinguia-se pelo design frontal, que reunia os faróis e as luzes de direção numa estrutura elegante. Além disso, a segunda geração do K5 Blazer contava com um sistema de tração integral (4WD full-time), garantindo um bom desempenho em qualquer estrada ou terreno. Como se pode ver em várias cenas da série, a cabine também era espaçosa, proporcionando conforto ao condutor e aos passageiros.
3. Chevrolet Camaro Z/28 (1979) de Billy Hargrove

Billy Hargrove foi introduzido na 2ª temporada como um jovem arrogante, de temperamento explosivo e com uma paixão evidente por heavy metal e carros velozes. E essa última característica ficou bem evidente na escolha do seu veículo: um Chevrolet Camaro Z/28 de 1979.
Com um visual agressivo, um som ensurdecedor e uma aura de perigo, o Camaro Z/28 encaixava-se perfeitamente na personalidade de Billy. Este icónico modelo da segunda geração vinha equipado com um motor V8 small-block de 5,7 litros carburado, capaz de produzir 175 cv e 270 lb-ft de binário.
Apesar de os números refletirem a recuperação da crise do petróleo da década de 1970, o V8 ainda entregava um desempenho respeitável. Quando combinado com uma caixa manual de 4 velocidades, permitia ao Camaro ir dos 0 aos 60 mph (96 km/h) em apenas 8,7 segundos.
4. Volkswagen Vanagon Pizza Van (década de 1980) de Argyle

A 4ª temporada da série apresentou um novo personagem que rapidamente se tornou num dos favoritos do público. O descontraído e simpático Argyle é um surfista da Califórnia despreocupado, e o seu carro era também a sua ferramenta de trabalho: uma Volkswagen EA162 Vanagon, utilizada para as entregas da Surfer Boy Pizza.
Sucessora direta da lendária pão de forma (Volkswagen Type 2), a Vanagon possuía uma aura hippie que reforçava ainda mais a personalidade relaxada de Argyle. O modelo era equipado com motores flat-four refrigerados a ar, com cilindradas entre 1,6 e 2,0 litros. Segundo uma análise da Car and Driver de 1980, a versão de 2,0 litros surpreendia pelo desempenho fluido em autoestrada.
5. Cadillac Eldorado Biarritz Conversível 1984 roubado por Jim Hopper

Em determinado momento da 3ª temporada, o K5 Blazer de Hopper acaba por pegar fogo. Para continuar a sua missão de ajudar os adolescentes a salvar o mundo, o chefe de polícia rouba um carro de um desconhecido num posto de gasolina: um Cadillac Eldorado Biarritz Conversível bege de 1984.
Sem se dar conta disso na altura, Hopper acabou por ficar com um dos conversíveis mais luxuosos da época. O Eldorado Biarritz Convertible destacava-se pelo teto de tecido elétrico, interior em couro tufado com botões e diversos elementos de conforto, como controlo climático automático e rádio cassete AM/FM.
No que toca ao desempenho, o modelo era equipado com um motor V8 de 4,1 litros, que produzia 135 cv e 200 lb-ft de torque, associado a uma transmissão automática de 4 velocidades.
6. Mercury Grand Marquis Colony Park de Nancy Wheeler de 1987

O carro que vemos Nancy Wheeler conduzir condizia mais com o perfil conservador da sua família do que com a sua personalidade destemida. Mas trata-se de um modelo que representa bem o clássico carro familiar dos anos 1980: um Mercury Grand Marquis Colony Park de 1987.
O veículo destacava-se pelo revestimento em imitação de madeira nas portas, um elemento icónico dos automóveis familiares da época. Era um autêntico gigante, com 218 polegadas (cerca de 5,5 metros) de comprimento e 79,3 polegadas (2 metros) de largura.
Sob o capô, encontrava-se um motor V8 de 5,0 litros, capaz de gerar 160 cv e 280 lb-ft de torque. Equipado com uma transmissão automática de 4 velocidades, o Colony Park conseguia acelerar até 60 mph (96 km/h) em 10,2 segundos.
Uma curiosidade: a escolha deste automóvel apresenta um pequeno erro de cronologia, já que o modelo é de 1987, enquanto a série tem início em 1983.
Confere estar oferta!