Aparentemente, as vendas de carros elétricos (VEs) têm ganho um novo fulgor nos últimos tempos. De acordo com dados divulgados pela Rho Motion, só nos primeiros 7 meses de 2025, venderam-se 10,7 milhões de automóveis a nível global.
Os números tornam-se particularmente interessantes, quando olhamos para a performance de vendas no ano passado. Para o mesmo período, em 2024, venderam-se 27% menos veículos do que em 2025.
(Nota: a Rho Motion é uma empresa especializada em pesquisas sobre carros elétricos)
América do Norte: a região do globo onde os VEs não crescem tanto
O mesmo relatório demonstra que a América do Norte não tem crescido tanto nas vendas de carros elétricos. O caso mais evidente disso mesmo são os Estados Unidos, que contrastam com o aumento de vendas na China.
Em terras chinesas, foram vendidos 6,5 milhões de VEs, o que é mais de metade das vendas globais. Mais uma vez, podemos olhar à comparação percentual com o ano de 2024. De um ano para o outro, registou-se um crescimento de 29%.
Ainda que com menos peso, a Europa também surge com grande destaque. O velho continente foi responsável pela venda de 2,3 milhões de carros elétricos, o que representa um crescimento de 30% face ao ano de 2024.
De um ponto de vista mais particular, destacamos ainda a Alemanha e o Reino Unido, onde o crescimento foi de 43% e 32%, valores acima da média do continente. Ainda assim, nem todos os países europeus têm vendido mais elétricos. A França é uma prova disso mesmo, já que vendeu menos 11% deste tipo de automóveis, face a 2024.
Europa cresce a 30%, China a 29%... América do Norte a 2%
Como dito anteriormente, a América do Norte tem vendido menos VEs. Em termos percentuais, cresceu apenas 2% de 2024 para 2025, o que é manifestamente menos do que as regiões já mencionadas.
A questão é que as previsões não são de melhoria, nesta região. Isto por causa do fim dos incentivos federais à compra de VEs, nos Estados Unidos. A medida deverá entrar em vigor já no mês de setembro. Note-se que os EUA são o 2º maior mercado automóvel do mundo.
Vale a pena referir ainda as vendas do “Resto do Mundo”, conforme cataloga a RHO Motion. Nas regiões que não a Europa, a América do Norte e a China, o crescimento é de 42%. Ou seja, perto de 900.000 carros vendidos.