Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Carros elétricos dão grande salto de vendas em todo o mundo. Exceto numa região

Um relatório recente da Rho Motion mostra-nos que as vendas de carros elétricos têm aumentado pelo mundo. A exceção é a região da América do Norte.

Automóvel

Aparentemente, as vendas de carros elétricos (VEs) têm ganho um novo fulgor nos últimos tempos. De acordo com dados divulgados pela Rho Motion, só nos primeiros 7 meses de 2025, venderam-se 10,7 milhões de automóveis a nível global.

Os números tornam-se particularmente interessantes, quando olhamos para a performance de vendas no ano passado. Para o mesmo período, em 2024, venderam-se 27% menos veículos do que em 2025.

(Nota: a Rho Motion é uma empresa especializada em pesquisas sobre carros elétricos)

América do Norte: a região do globo onde os VEs não crescem tanto

O mesmo relatório demonstra que a América do Norte não tem crescido tanto nas vendas de carros elétricos. O caso mais evidente disso mesmo são os Estados Unidos, que contrastam com o aumento de vendas na China.

Em terras chinesas, foram vendidos 6,5 milhões de VEs, o que é mais de metade das vendas globais. Mais uma vez, podemos olhar à comparação percentual com o ano de 2024. De um ano para o outro, registou-se um crescimento de 29%.

Ainda que com menos peso, a Europa também surge com grande destaque. O velho continente foi responsável pela venda de 2,3 milhões de carros elétricos, o que representa um crescimento de 30% face ao ano de 2024.

De um ponto de vista mais particular, destacamos ainda a Alemanha e o Reino Unido, onde o crescimento foi de 43% e 32%, valores acima da média do continente. Ainda assim, nem todos os países europeus têm vendido mais elétricos. A França é uma prova disso mesmo, já que vendeu menos 11% deste tipo de automóveis, face a 2024.

Europa cresce a 30%, China a 29%... América do Norte a 2%

Como dito anteriormente, a América do Norte tem vendido menos VEs. Em termos percentuais, cresceu apenas 2% de 2024 para 2025, o que é manifestamente menos do que as regiões já mencionadas.

A questão é que as previsões não são de melhoria, nesta região. Isto por causa do fim dos incentivos federais à compra de VEs, nos Estados Unidos. A medida deverá entrar em vigor já no mês de setembro. Note-se que os EUA são o 2º maior mercado automóvel do mundo.

Vale a pena referir ainda as vendas do “Resto do Mundo”, conforme cataloga a RHO Motion. Nas regiões que não a Europa, a América do Norte e a China, o crescimento é de 42%. Ou seja, perto de 900.000 carros vendidos.

Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.
Anúncio de Fundo