A maior organização de assistência em estrada da Europa, ADAC, realizou um estudo para perceber o nível de fiabilidade de carros elétricos e a gasolina.
Com mais de um ano de dados acumulados, a associação revela que os EVs avariam menos e, por isso, são mais fiáveis. No entanto, elétricos e modelos a gasolina têm o mesmo calcanhar de Aquiles: a bateria.
Veículos elétricos provam ser mais fiáveis

A ADAC recorreu a mais de um ano de dados acumulados para efetuar este novo estudo sobre a fiabilidade de EVs e motores a gasolina. Num total de 3,6 milhões de solicitações de ajuda por avaria feitas à ADAC, apenas 43.678 do total envolviam veículos elétricos.
Contas feitas, do total de mais de 3 milhões de solicitações, somente 1,2% envolviam EVs, ficando o restante por conta dos motores de gasolina. O mesmo estudo apresenta ainda outra perspetiva: em cada 1.000 veículos elétricos, apenas 4,2 registaram uma avaria que necessitava de ajuda especializada.
Já no que respeita a veículo a gasolina, estes números aumentam. De acordo com o jornal alemão Handelsblatt, em cada 1.000 veículos, 10,4 dos avariados integravam motores a combustão.
Bateria é uma fonte de problemas
Mas ainda que os veículos elétricos sejam mais fiáveis ao ser menos propensos a avarias, sofrem do mesmo problema que os modelos a gasolina.
De acordo com o estudo realizado pela ADAC as baterias de 12 volts são um problema grave para ambos os tipos de veículos. Estas baterias foram a razão de avaria em 50% das solicitações que envolviam Evs e 45% das avarias a envolverem motores a gasolina.
Segundo a mesma organização, os problemas nos pneus parecem afetar mais os elétricos. Em 1.000 chamadas de assistência técnica, 1,3 solicitações de EVs referiam problemas nos pneus, enquanto os motores a gasolina registaram apenas 0,9 chamadas em 1.000.
A ADAC, neste mesmo estudo, reconhece que são precisos mais dados para garantir que os EVs podem sofrer menos avarias que os motores a combustão. No entanto, com os dados recolhidos até ao momento, as probabilidades estão a favor dos elétricos.