Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Carros elétricos avariam menos que os de gasolina, mas este problema afeta os dois

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A maior organização de assistência em estrada da Europa, ADAC, realizou um estudo para perceber o nível de fiabilidade de carros elétricos e a gasolina.

Com mais de um ano de dados acumulados, a associação revela que os EVs avariam menos e, por isso, são mais fiáveis. No entanto, elétricos e modelos a gasolina têm o mesmo calcanhar de Aquiles: a bateria.

Veículos elétricos provam ser mais fiáveis

imagem de veículo elétrico a carregar
Os carros elétricos estão a provar ser bastante fiáveis e menos dados a avarias Imagem gerada por IA Microsoft Designer

A ADAC recorreu a mais de um ano de dados acumulados para efetuar este novo estudo sobre a fiabilidade de EVs e motores a gasolina. Num total de 3,6 milhões de solicitações de ajuda por avaria feitas à ADAC, apenas 43.678 do total envolviam veículos elétricos.

Contas feitas, do total de mais de 3 milhões de solicitações, somente 1,2% envolviam EVs, ficando o restante por conta dos motores de gasolina. O mesmo estudo apresenta ainda outra perspetiva: em cada 1.000 veículos elétricos, apenas 4,2 registaram uma avaria que necessitava de ajuda especializada.

Já no que respeita a veículo a gasolina, estes números aumentam. De acordo com o jornal alemão Handelsblatt, em cada 1.000 veículos, 10,4 dos avariados integravam motores a combustão.

Bateria é uma fonte de problemas

Mas ainda que os veículos elétricos sejam mais fiáveis ao ser menos propensos a avarias, sofrem do mesmo problema que os modelos a gasolina.

De acordo com o estudo realizado pela ADAC as baterias de 12 volts são um problema grave para ambos os tipos de veículos. Estas baterias foram a razão de avaria em 50% das solicitações que envolviam Evs e 45% das avarias a envolverem motores a gasolina.

Segundo a mesma organização, os problemas nos pneus parecem afetar mais os elétricos. Em 1.000 chamadas de assistência técnica, 1,3 solicitações de EVs referiam problemas nos pneus, enquanto os motores a gasolina registaram apenas 0,9 chamadas em 1.000.

A ADAC, neste mesmo estudo, reconhece que são precisos mais dados para garantir que os EVs podem sofrer menos avarias que os motores a combustão. No entanto, com os dados recolhidos até ao momento, as probabilidades estão a favor dos elétricos.

Temola aspirador de mão
27,44 €Amazon.es
40,65 €-33%
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt