Estudantes holandeses fabricaram um carro movido apenas a energia solar que acaba de cumprir a sua primeira grande viagem.
O veículo ecológico viajou do norte de Marrocos até ao deserto do Saara, completando 1.000 quilómetros num terreno difícil, sendo alimentado apenas pela energia recebida do Sol.
Stella Terra revelou ser 33% mais eficiente do que previsto
Um grupo de alunos holandeses da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, concebeu um carro totalmente movido a energia solar. Agora, o Stella Terra, como é conhecido, acaba de fazer uma viagem de 1.000 quilómetros, que o levou do norte de Marrocos até ao deserto do Saara.
E o veículo amigo do ambiente e todo-o-terreno saiu-se melhor do que o esperado. De acordo com o grupo de estudantes, o Stella Terra foi 33% mais eficiente do que previsto. Na sua viagem, num dia com Sol conseguiu fazer 710 quilómetros e num dia nublado 660 quilómetros. Tudo em terreno difícil e a receber apenas energia solar.
Perante estes números, o conversor personalizado do Stella Terra conseguiu ser 97% eficiente na transformação da luz solar, captada pelos seus painéis. Para efeitos de comparação, refira-se que os painéis solares presentes nos telhados das casas conseguem apenas entre 15 e 20% de eficiência na mesma transformação.
Stella Terra é um dos veículos mais leves da sua categoria
Mas o Stella Terra consegue outro feito admirável. É um dos veículos amigos do ambiente mais leves da sua categoria, registando apenas 1.200 Kg.
Habitualmente, os veículos elétricos são substancialmente mais pesados, devido à bateria integrada. No entanto, o Stella Terra não tem este componente, visto que usa apenas a energia captada pelos painéis solares.
Editores 4gnews recomendam: