Carro elétrico da Apple? Podes esquecer os rumores!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Durante as últimas semanas de 2020 foram muitos os rumores sobre o possível lançamento de um carro elétrico da Apple com funcionalidades de condução autónoma, de forma a competir com as ofertas da Tesla. No entanto, foram vários os rumores que colocavam este lançamento para os próximos anos, o que dificilmente irá ser possível.

Novas informações avançadas pela Bloomberg revelam detalhes sobre o projeto Apple Car, confirmando que o seu lançamento não irá acontecer em menos de 5 anos. O site afirma que o lançamento de um carro comercial da Apple não irá acontecer em menos de 5 ou 7 anos.

Para já, a Apple colocou apenas uma pequena equipa de engenheiros a desenvolver todos os sistemas de condução, interior do veículo e estrutura exterior. Ainda que ao longo do tempo tenham conseguido garantir a aquisição de alguns ex-executivos da Tesla ao projeto, com as limitações de mão de obra, será certamente difícil acelerar o processo.

COVID-19 acabou por atrasar mais ainda toda a evolução do carro elétrico da Apple

Tal com aconteceu com a grande maioria das empresas, também a Apple se viu gravemente afetada pela pandemia de Covid-19, que acabou por colocar "meio mundo" em confinamento. Como resultado das várias medidas de restrição, a maioria da equipa trabalha a partir de casa e, os que estão nos escritórios trabalham apenas um número reduzido de horas.

As informações avançadas pela Bloomberg referem que os próprios engenheiros responsáveis pelo projeto lançaram estas estimativas. No entanto, 5 a 7 anos será apenas uma realidade se a Apple mantiver os seus planos sem grandes alterações. Mas, considerando que o Apple Car está ainda numa fase muito inicial de desenvolvimento, muita coisa pode mudar ao longo dos próximos anos.

Considerando a estratégia da Apple até agora, tudo indica que irão continuar a contratar mais especialistas vindos de outras fabricantes de automóveis. Atualmente, conta já com muitos ex-funcionários da Tesla, BMW e Waymo. Mais ainda, no final de 2020 a Apple conseguiu mesmo contratar o antigo vice presidente da Tesla, Stuart Bowers.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: próximo iPad vai ter design renovado, iPad Pro sem novidades
  • TikTok arranca 2021 com novo filtro AR que tira proveito do módulo LiDAR da Apple
  • Apple demorou uma década para desenvolver o processador M1
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.