Para quem conduz carros elétricos, é possível que o tempo demorado a carregar o veículo seja uma das partes menos agradáveis. Precisamente por isso, vamos vendo cada vez mais empresas da China a tentar solucionar o problema, através de estações de baterias intercambiáveis.
Como refere a Car Scoops, a Changan Automobile acaba de lançar um novo carro: o Oshan 520. O que se destaca aqui é o facto deste ser o primeiro a usar as baterias intercambiáveis da CATL, chamadas “Choco-SEB”.
CATL quer criar 1000 estações na China para troca de baterias, já em 2025
Na sequência do lançamento, a CATL quer começar a massificar o número de estações para troca de baterias. A gigante tecnológica chinesa pretende criar, ainda em 2025, mais 1000 estações desse género.
O grande destaque aqui é a velocidade com que se troca de bateria. Segundo o mesmo meio noticioso, é possível trocar por uma bateria 100% carregada em cerca de 100 segundos, ou seja, pouco mais de 1 minuto e meio.
Importa referir que o Oshan 520 foi especificamente pensado para táxis, ainda que este não seja o seu único uso. Outra grande marca a liderar esta tecnologia de troca de baterias, na China, é a Nio.
Já vamos vendo estações de troca de baterias na Europa, ainda que os últimos relatórios nos mostrem que esta tecnologia está mais massificada na China. Com a aposta da CATL, a tendência é que este tipo de oferta continue a crescer. Afinal de contas, a CATL é maior fornecedora do mundo em baterias de carros elétricos.
Vários carros prestes a ser lançados na China serão compatíveis com sistema de troca de baterias
Uma prova de que a tendência é o crescimento da aposta em baterias intercambiáveis está na lista de carros compatíveis com este sistema. Estima-se que, nos próximos tempos, sejam lançados (pelo menos) 9 automóveis com estas baterias da CATL.
Entre estes: GAC Aion S, o Hongqi E-QM5, o SAIC Roewe D7 , o BAIC C66, o Wuling Bingo, o Wuling Starlight, o SAIC Rising R7, o SAIC Maxus Mifa 9 e o SAIC Maxus Dana. Estima-se que, em cada estação, possam ser feitas até 822 trocas por dia.
Para quem conduz com frequência, pode ser uma alternativa muito interessante, em função do tempo que demora. Resta esperar para ver se, eventualmente, esta tecnologia também se vai popularizando na Europa.