Captada imagem da morte de uma estrela vermelha gigante

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Ganhou o nome de caneca de Toby, pelas suas semelhanças com o recipiente, mas esta nebulosa de reflexão bipolar é algo raro.

Agora foi captada em imagens pelo telescópio Gemini South do NOIRLab numa altura em que se dá a morte de uma estrela vermelha gigante.

Telescópio Gemini South capta nebulosa rara e acontecimento único de morte de estrela

imagem da nebulosa caneca de Toby
Crédito@Observatório Internacional Gemini/NOIRLab/NSF/AURA

O telescópio Gemini South do NOIRLab conseguiu um feito impressionante. Captou a imagem de uma nebulosa de reflexão bipolar, uma espécie rara neste género de formações constituídas por nuvens de poeira e gás.

A nebulosa, agora captada e que está a 1200 anos-luz da Terra, ganhou o nome original de caneca de Toby, pelas suas semelhanças com o conhecido bibelô inglês.

Mas a imagem ganha ainda uma dimensão maior pelo evento que também conseguiu captar. Este é o momento da morte de uma estrela vermelha gigante e foi exatamente isso que o telescópio Gemini conseguiu captar para a posteridade.

No fim da sua vida, as estrelas vermelhas gigantes dilatam antes de libertarem o gás que vai criar a nebulosa planetária. E é esse momento que está expresso na imagem agora divulgada e que mostra o processo da morte da estrela que depois dá origem ao nascimento da nebulosa.

São muito poucas as imagens captadas de nebulosas de reflexão bipolares, por essa razão esta imagem representa mais um marco no conhecimento humano sobre o universo e no bonito arquivo de imagens da galáxia.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt