
O caos instalou-se na internet esta manhã. Dezenas de aplicações, sites e serviços online, incluindo alguns dos mais populares em Portugal, estão a sofrer uma quebra generalizada, com milhares de utilizadores a reportarem problemas.
A origem do problema parece estar numa falha massiva nos serviços da Amazon Web Services (AWS), a gigante da computação na nuvem que serve de referência a uma parte significativa da internet moderna.
Operadoras, E-redes e muitas aplicações com falhas
A lista de serviços afetados não para de crescer, segundo os relatos no Downdetector e em fontes noticiosas internacionais, como a SkyNews. Em Portugal, os gigantes globais que todos usamos, como WhatsApp, Instagram, Snapchat, Zoom, Fortnite, PlayStation Network, Roblox, Canva, Office365 e até a própria Amazon estão em baixo.
Os utilizadores estão a reportar muitos problemas com serviços nacionais como MEO, NOS, Vodafone e até a Caixa Geral de Depósitos e a E-Redes. A falha está a impactar desde redes sociais e jogos a plataformas de trabalho e serviços essenciais.

O que é a AWS e como impacta várias empresas e serviços
A AWS é, basicamente, a infraestrutura invisível que permite a muitas empresas, desde gigantes da tecnologia a startups, operarem os seus serviços online sem terem de construir os seus próprios centros de dados. Quando a AWS falha, como está a acontecer agora, o efeito dominó é imediato acaba por afetar milhões de utilizadores em todo o mundo.
A AWS já reconheceu o problema na sua página de estado, admitindo "taxas de erro aumentadas" e atrasos em múltiplos serviços. A empresa afirma que os seus engenheiros estão a trabalhar ativamente para mitigar o problema e encontrar a causa raiz, prometendo atualizações regulares sobre a situação.