Campeão de argumentação vence Inteligência Artificial

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

Aparentemente estamos a perder a batalha de Homem versus Máquina. Vimos inteligências artificias a derrotar humanos nos jogos Dota 2 e o estratégico Go.

Contudo, o Homem conquistou uma vitória recentemente. O campeão de debates Harish Natarajan derrotou a inteligência artificial da IBM.

A IBM tem um hábito de criar grandes desafios onde indivíduos desafiam máquinas em competições de alta classe.

A "Miss Debater" da IBM não aguentou com o poder de argumentação do campeão

Anteriormente, em 1996, a IBM colocou o seu computador a jogar contra o famoso campeão de xadrez, Garry Kasparov. O computador ganhou e o evento tornou-se um marco histórico para a tecnologia. Kasparov até acusou a IBM de fazer batota.

Na passada segunda-feira, Natarajan e a inteligência artificial gladiaram no evento Think Conference, em São Francisco. Debateram durante 25 minutos até que a multidão deu a vitória ao campeão.

No entanto, a denominada Miss Debater simplesmente não conseguiu acompanhar os argumentos de Natarajan. Antes de tudo, a inteligência artificial puxou argumentos da sua base de dados gigantesca. A mesma é composta por mais de mil milhões de frases tiradas de jornais académicos.

Todavia, toda essa preparação não foi suficiente. A verdade é que um debate de argumentação é um campo extremamente difícil para uma inteligência artificial ter sucesso. Natarajan fez algumas declarações sobre o assunto.

Em primeiro lugar, o campeão afirma que para debater é necessário uma tonelada de informação de forma a construir argumentos. Em segundo lugar, é preciso desconstruir esses argumentos de forma perceptível. Por último, a comunicação com o público é importante de forma a transmitir o argumento.

Além disso, o processamento de informação é algo fácil para a inteligência artificial. No entanto, detalhes como linguagem, retórica e emoções são coisas impossíveis para uma máquina, pelo menos para já.

Em suma, este é não é de todo um exemplo negativo. É interessante vermos a tecnologia chegar a um estado em que já temos uma máquina a debater com um ser humano. Resta-nos ver como será o futuro das inteligências artificiais.

Editores 4gnews recomendam:

Google Maps nunca mais te deixará mal quando vais a pé

OnePlus chega oficialmente ao nosso país e sem preços inflacionados

Apple WWDC 2019: Já há datas para a apresentação do iOS 13

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.