Cameos do Snapchat utiliza tecnologia Deepfake bastante realista

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Mais do que simples filtros, a rede social Snapchat aumentou a qualidade da sua função Cameos. Esta função permite ao utilizador tirar uma selfie que depois é colocada automaticamente em cenários à escolha, desde um ambiente de festa ao corpo de um papagaio.

A parte mais caricata é que o Cameos é extremamente realista, indo além de um simples filtro facial ou efeito. Isto é possível pois o Snapchat incorporou tecnologia Deepfake na funcionalidade, de forma a atingir os resultados mais agradáveis para o utilizador. Vê a publicação de exemplo no Twitter.

Os Cameos são vídeos gerados por inteligência artificial e algoritmo de Deepfakes a partir da selfie do utilizador. O Snapchat tem cerca de 150 vídeos diferentes onde o utilizador pode inserir a sua face e enviar cenários engraçados aos amigos, podendo depois guardar ou partilhar.

Apesar do tema das Deepfakes ser algo controverso pelo seu uso em conteúdo adulto e potencial de vídeos falsos, o uso no Snapchat é algo inofensivo. Afinal, só é possível colocar a face nos vídeos disponíveis na app, não é possível personalizar além disso.

Como utilizar o Cameos no Snapchat

Em primeiro lugar, deves abrir uma conversa com um amigo no Snapchat, não é suficiente ires à lista de filtros pois esta função não se classifica como tal. De seguida, deves tocar no emoji sorridente acima do teclado.

Será-te então pedido que tires uma selfie sem sorrir para utilizar nos Cameos. De seguida é só escolheres o vídeo engraçado onde enviar. Caso queiras tirar uma nova selfie, basta carregar no emoji de sorriso novamente.

Editores 4gnews recomendam:

  • Smartphone dobrável de Pablo Escobar já está à venda com preço impressionante!
  • TikTok "apanhada" com código para Deepfakes dentro da app
  • WhatsApp: Cuidado com o vírus de "final de ano" na aplicação!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.