BYD vai "passar a perna" à Ford e entrar em lista muito importante

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Ao que tudo indica, as probabilidades são bastante fortes para que a BYD entre, neste ano de 2024, no lote das 10 maiores marcas de carros do mundo. Tal deverá acontecer, ao serem ultrapassadas as vendas da Ford, em 2024.

Quem o avança é a Bloomberg, num relatório recente. Recorde-se que, só em outubro, a BYD vendeu cerca de 534.000 automóveis. O valor em questão faz com que a marca chinesa se aproxime ainda mais da Ford.

A BYD e os “degraus” que tem subido

Como refere a Electrek, importa destacar que a Ford tem vendido cerca de 1,1 milhões de automóveis por trimestre, nas últimas três medições. Recorde-se que a marca norte-americana só apresenta valores de 3 em 3 meses.

No terceiro trimestre de 2024, a BYD conseguiu ultrapassar as vendas da Ford. Face ao 1,1 milhão de vendas da Ford, estima-se que a BYD tenha superado ligeiramente, ao somar 1,13 milhões de vendas.

Automovel BYD
Imagem Ilustrativa (via BYD)

Face à expectável ultrapassagem da BYD em relação à Ford, quem se pronuncia é Michael Dunne, em declarações à Bloomberg. O especialista do setor automóvel classifica as vendas da BYD como “impressionantes” e refere que a marca passará a “ver a Ford no espelho retrovisor”.

Este crescimento de marcas chinesas automóveis, como a BYD, tem gerado algum desconforto no setor. O investimento do governo da China tem sido muito forte e o grande crescimento de ”montadoras” chinesas tem preocupado, tanto que há leis em cima da mesa para diminuir este ímpeto.

O que defende Donald Trump em relação ao setor automóvel?

Possivelmente, já terás ouvido falar da relutância norte-americana em relação ao crescimento de marcas chineses de automóveis. Um rosto disso mesmo é Donald Trump, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, que se tem pronunciado acerca das medidas a tomar nesta área.

Anteriormente, como destaca a mesma fonte, este havia dito que os veículos feitos no México seriam expostos a tarifas de 200%. Já os carros da China, por sua vez, poderão enfrentar impostos ainda superiores, o que, em última análise, pode ser uma má notícia para o consumidor.

Resta esperar para ver o impacto real que a medida poderá ter no setor automóvel. Até lá, espera-se que a BYD supere a Ford e entre, pela primeira vez, no top 10.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.