
A BYD prepara-se para expandir a sua presença no mercado europeu com o lançamento da nova BYD Seal 06 DM-i Wagon, que fará a sua estreia oficial no Salão do Automóvel de Munique 2025 (IAA Mobility) a 8 de setembro.
O modelo já é vendido na China, onde se destaca pelo design, eficiência energética e grande autonomia, e agora chega com a missão de conquistar os consumidores europeus, como avançou a página chinesa D-Auto.
Design e dimensões da BYD Seal 06 DM-i Wagon
A BYD Seal 06 DM-i Wagon é uma versão derivada do sedan Seal 06 DM-i, mas com um formato familiar em estilo carrinha. O modelo segue a linguagem de design "Marine Aesthetics", com faróis LED afilados, grelha trapezoidal invertida, maçanetas embutidas, colunas escurecidas e uma lanterna traseira que atravessa toda a largura do carro.
As proporções reforçam o caráter prático: mede 4.850 mm de comprimento, 1.890 mm de largura e 1.505 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.790 mm. O coeficiente aerodinâmico é de apenas 0,284, um valor competitivo para o segmento.
Praticabilidade e espaço interior

O foco do modelo é a versatilidade. A bagageira oferece 670 litros de capacidade, que podem ser expandidos para 1.535 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Entre os destaques, está a inclusão de um refrigerador integrado com função de aquecimento e suporte para Vehicle-to-Load (V2L), permitindo que o carro forneça energia a dispositivos externos.
No interior, a carrinha conta com um volante de três raios, um ecrã central flutuante e alavanca de mudanças montada na coluna.
As versões de entrada incluem ecrã central de 12,8”, painel de instrumentos de 8,8”, seis altifalantes, seis airbags e bancos dianteiros aquecidos e ventilados. Já as versões superiores trazem ecrã de 15,6”, oito altifalantes, sete airbags e o sistema de amortecimento DiSus-C.
Entre o equipamento de série encontram-se ainda:
- Câmara panorâmica
- Modos de condução múltiplos
- Teto panorâmico com abertura
- Bancos em couro sintético e sistema VTOL
Sistema híbrido plug-in de quinta geração

A BYD Seal 06 DM-i Wagon utiliza o sistema híbrido plug-in de quinta geração da BYD. A versão de entrada combina um motor a gasolina 1.5 litros com um motor elétrico de 120 kW, totalizando 210 Nm de binário, aceleração dos 0-100 km/h em 8,7 segundos e consumo médio de 3,15 L/100 km. A autonomia elétrica é de 80 km graças à bateria LFP de 10,08 kWh.
As versões mais potentes utilizam um motor de 160 kW, com 260 Nm de binário, acelerando dos 0-100 km/h em 7,7 segundos. A bateria maior de 18,71 kWh permite 150 km de autonomia elétrica, com consumo médio de 4,25 L/100 km.
Todas as versões suportam carregamento rápido de 30% a 80% em apenas 25 minutos. Combinado com o depósito de combustível de 65 litros, a autonomia total pode chegar aos 2.000 km.
Tecnologias e assistência ao condutor

Na China, o modelo vem equipado com o sistema de assistência à condução DiPilot 100 (“Olho de Deus C”), que combina 12 câmaras, 12 sensores ultrassónicos e cinco radares de ondas milimétricas, oferecendo suporte a navegação autónoma em autoestradas. Para a Europa, as especificações ainda não foram confirmadas.
Disponibilidade e preço
A BYD Seal 06 DM-i Wagon chega oficialmente à Europa com a sua apresentação no Salão do Automóvel de Munique 2025 (IAA Mobility) a 8 de setembro. Na ocasião, devemos ter mais informações sobre preço no mercado europeu e países aos quais o modelo deve chegar primeiro.
Na China, os preços da BYD Seal 06 DM-i Wagon variam de 109.800 yuans (aproximadamente 13.200 euros) para a versão básica Noble, com 80 km, a 129.800 yuans (aproximadamente 15.650 euros) para a versão Flagship, com 150 km.
Na Europa, esses preços devem passar por adequações aos respetivos mercados e impostos.
Promoção do dia!