Ao que tudo indica, vamos ter mais uma marca de carros elétricos (VEs) de luxo na Europa. Neste caso, estamos a falar da Denza, que pertence à BYD. A marca resulta de uma joint-venture entre a marca chinesa e a Mercedes.
De acordo com a Arena EV, esta vai ser apresentada na Europa, já na próxima semana. O momento de inauguração da marca no “velho continente” vai acontecer no Brera Design Week, em Milão (Itália), entre os dias 7 e 13 de abril.
O que diz a BYD sobre a chegada da Denza à Europa?
Sobre o assunto, quem já se pronunciou foi a BYD. Segundo a gigante automóvel chinesa, numa publicação feita nas redes sociais, está prestes a chegar à Europa “o futuro da mobilidade elétrica premium”.
Recorde-se que a marca, criada em 2011, era detida em partes iguais (50%) pela BYD e pela Mercedes-Benz. Entretanto, a Mercedes acabou por “saltar” fora e a BYD, desde setembro de 2024, tornou-se a única detentora da Denza.
Com base na mesma fonte de informação, o ano passado foi de grande crescimento para a Denza, no mercado da China. Ao todo, foram vendidos 125.674 automóveis de luxo, o que é um número bastante satisfatório para a BYD.
Nessa sequência, o passo seguinte foi a expansão na Europa. Espera-se que a estratégia da marca chinesa seja diferente na Europa, face ao que se verifica no mercado local. Enquanto na China vamos vendo três marcas diferentes (Denza, Fang Cheng Bao e Yangwang), na Europa, vai estar tudo ao abrigo da designação “Denza”.
Ou seja, fica em aberto a possibilidade de vermos versões renomeadas de carros que já conhecemos.

Denza Z9 GT já está confirmado para o mercado da Europa
Previsivelmente, serão vários os automóveis da Denza a chegar à Europa. Um deles será o Denza Z9 GT, que é visto como uma espécie de “rival” do Porsche Panamera. Em solo chinês, este tem duas versões: híbrido plug-in ou 100% elétrico.
A versão elétrica ronda os 44.000€ e tem recursos bastante interessantes. Em termos de dimensões, tem 5.18 metros de comprimento, 1.99 metros de largura e 1.48 metros de altura. Tem uma potência de 952 cv e consegue ir dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos.
A sua autonomia máxima pode chegar até aos 630 quilómetros. Resta esperar por futuras informações da BYD, que nos permitam saber se Portugal é (ou não) um dos locais onde estes automóveis Denza vão chegar.