O novo BYD Racco é oficial e promete dar que falar. A fabricante chinesa apresentou o seu primeiro kei car 100% elétrico no Salão Automóvel de Tóquio 2025, com lançamento previsto para o verão do hemisfério norte.
Com design peculiar (pelo menos para aqueles que não estão habituados aos kei cars), dimensões compactas e preço acessível, o BYD Racco chega para disputar um dos segmentos mais populares do Japão: os mini carros urbanos.
Design tradicional japonês, mas com o toque da BYD
O novo BYD Racco mantém o estilo tradicional dos kei cars japoneses: formato quadrado, cantos definidos e aproveitamento máximo do espaço interior. O modelo tem quatro portas, incluindo uma traseira deslizante, e capacidade para quatro ocupantes, ideal para deslocações urbanas.
Em termos de dimensões, o Racco mede 3395 mm de comprimento, 1475 mm de largura e 1800 mm de altura. Pequeno por fora, mas pensado para ser prático e espaçoso por dentro.
A frente destaca-se por uma grelha fechada e faróis em formato de “C”, conferindo-lhe um ar moderno e expressivo. Já a traseira adota luzes circulares interligadas por uma faixa luminosa, com o logótipo iluminado da BYD no centro, um detalhe que reforça a identidade elétrica da marca.
Pequeno por fora, elétrico e eficiente por dentro
O BYD Racco é movido por um motor elétrico dianteiro e utiliza a famosa bateria Blade da BYD, do tipo LFP (fosfato de ferro e lítio), com 20 kWh de capacidade. A autonomia estimada no ciclo WLTC é de 180 km, o suficiente para o dia a dia urbano.
Outro destaque é o carregamento rápido em corrente contínua (CC) de 100 kW, o que deve garantir recargas bem mais rápidas do que outros kei cars elétricos concorrentes. Ainda não há detalhes sobre potência ou desempenho, mas é seguro dizer que o foco está na eficiência e na mobilidade prática.
As primeiras imagens do habitáculo mostram um interior moderno e funcional, com um painel de instrumentos digital, ecrã central para o sistema multimédia e um volante de três raios. As saídas de ar retangulares e o layout limpo seguem a linha minimalista dos veículos urbanos japoneses.
Um novo passo da BYD no Japão
O BYD Racco foi projetado especialmente para o mercado japonês, onde os chamados kei cars, pequenos veículos económicos e práticos, representam cerca de um terço das vendas de automóveis. O nome “Racco” significa “lontra marinha” em japonês, um toque simpático e alinhado com o estilo descontraído e compacto do modelo.
O preço deverá começar nos 2,6 milhões de ienes, cerca de 14.661 euros, em conversão direta. Isso coloca o Racco a competir diretamente com modelos como o Honda N-Box e o Nissan Sakura. Este último tem preço inicial de 2,53 milhões de ienes (cerca de 14.266 euros) e uma bateria de 20 kWh com autonomia de 180 km.
Com este lançamento, o Racco será o quinto modelo da BYD no Japão, juntando-se aos já conhecidos Atto 3, Dolphin, Seal e Sealion 7, mas faz história como o primeiro kei car da marca.
Um carro que faria sucesso em Portugal?
Se o BYD Racco chegasse à Europa, teria tudo para atrair quem procura um veículo elétrico compacto, prático e económico para a cidade. Com a crescente procura por carros pequenos e de baixo consumo em Portugal, este kei car elétrico seria uma opção interessante, especialmente se mantiver o preço competitivo e a eficiência que o tornam tão apelativo no Japão.
O Racco mostra que a BYD continua a apostar em inovação e adaptação aos diferentes mercados. E, quem sabe, este pequeno elétrico japonês com alma chinesa possa um dia ganhar também as ruas portuguesas.
Sugestão 4gnews
Vê também:
