Nova garantia de 8 anos ou 250 mil quilómetros
Depois de ter despertado a curiosidade dos seus fãs com o teaser de dois novos veículos, a BYD volta a surpreender com um anúncio para o mercado europeu. A marca chinesa escolheu a rede social X para anunciar a sua nova política para a garantia das baterias dos seus elétricos.
A partir de agora, a BYD fornece uma garantia de proteção às baterias durante oito anos ou quando o veículo cumprir 250 mil quilómetros. O número de anos é igual ao que já existia e outras marcas rivais também fornecem, a grande novidade aqui são os quilómetros.
Nenhuma outra marca no mercado de veículos elétricos fornece uma extensão tão generosa de quilómetros. Por exemplo, a série ID. Da Volkswagen, as versões básicas do Tesla Model 3 e Model Y e a Hyundai e Kia fornecem uma garantia de oito anos ou 160 mil quilómetros.
Modelos mais caros da Tesla são mais generosos na garantia que fornece apoio até aos 192 mil quilómetros. Mas ainda assim, a BYD distancia-se da sua concorrência direta com mais 58 mil quilómetros extra.
A razão da confiança da BYD nas suas baterias
Mas há uma razão para a BYD ter tanta confiança nas suas baterias e estender o prazo da sua garantia. As unidades incluídas nos elétricos da marca são do tipo fosfato de ferro-lítio (ou LFP).
Este tipo de baterias aguenta um ciclo maior de carga e descarga; a BYD avança, aliás, que as suas baterias conseguem suportar mais de 3 mil ciclos de carga, mantendo a maior parte da sua capacidade.
Com esta tecnologia por base, a BYD pode estender a garantia das baterias dos seus veículos correndo riscos controlados. Recorde-se que as baterias do tipo NCM (níquel-cobalto-manganês) suportam menos ciclos de carregamento, mas podem fornecer uma autonomia maior.
