A BYD prepara-se para lançar uma versão atualizada do Atto 3. E vai ser uma atualização de peso. O SUV elétrico mais popular da marca chegará agora ao mercado com bateria Blade (LFP) de 74,8 kWh e uma impressionante autonomia de 650 km segundo o ciclo chinês CLTC.
Mais potência e maior eficiência
As informações sobre o novo BYD Atto 3 são do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT). O modelo, também conhecido como Yuan Plus na China, foi recentemente homologado. De acordo com o MIIT, a maior potência e eficiência vão além de uma bateria maior.
O SUV vai contar com um motor elétrico de íman permanente TZ200XYC de 230 kW (308 cv), o que representa um ganho de 107 cv face ao modelo atual, que entrega 201 cv. Esta melhoria traduz-se numa condução mais dinâmica e numa velocidade máxima aumentada para 180 km/h, contra os anteriores 160 km/h.
Comparativamente, a geração atual do BYD Atto 3 oferece versões com baterias Blade de 49,92 kWh ou 60,48 kWh, garantindo autonomias de 430 km e 510 km (CLTC), respetivamente. Com a nova versão, a BYD dá um salto significativo no alcance e posiciona o modelo entre os SUVs elétricos mais eficientes da sua categoria.
Design familiar com detalhes aprimorados
Mesmo com o aumento de desempenho, as dimensões do veículo permanecem as mesmas: 4.455 mm de comprimento, 1.875 mm de largura e 1.615 mm de altura, com 2.720 mm de distância entre eixos. O peso, porém, subiu. O Atto 3 atualizado passa agora a pesar 1.880 kg, cerca de 190 a 255 kg mais do que o modelo anterior, reflexo da nova bateria de maior capacidade.
Visualmente, o Atto 3 atualizado mantém o design elegante e fluido que caracteriza os modelos da BYD, mas há pequenos toques de renovação. As novas jantes cinzentas de cinco raios duplos reforçam o caráter desportivo, mantendo o tamanho de 18 polegadas com pneus 215/55 e 235/50.
Outra mudança subtil, mas prática, é a realocação da porta de carregamento, que antes ficava na parte dianteira e agora se encontra no para-lama traseiro direito. Além disso, o modelo conta com teto panorâmico de série e pode ser equipado com extras como radares frontais e laterais, câmaras de 360 graus e acabamentos personalizados nas janelas.
Segurança e tecnologia avançada
O BYD Atto 3 continua a apostar na segurança e tecnologia, com o sistema de assistência à condução “God’s Eye” C disponível em toda a linha. Este conjunto inclui 29 sensores, entre eles:
- 5 radares de ondas milimétricas
- 12 câmaras de alta definição
- 12 radares ultrassónicos
Preço e disponibilidade
O preço ainda não foi revelado, mas espera-se que siga uma faixa semelhante à do modelo atual, que custa entre 111.800 e 141.800 yuans (cerca de 13.579 a 17.223 euros, em conversão direta).
Ainda não há informações sobre a chegada do BYD Atto 3 atualizado ao mercado português, mas a versão atual já é vendida em Portugal a partir de 29.850 € (+IVA).
Vê também:
- BYD lança carro económico (e com design peculiar) que gostaríamos de ver em Portugal
- Este carro superou a BYD, a Xiaomi e a Tesla num teste muito importante
- Este pode ser o próximo carro da BYD a chegar ao mercado português
Sugestão 4gnews
