
Nos últimos tempos, a BYD tem ganho um grande protagonismo no setor automóvel e não é só em modelos acessíveis. Um automóvel de luxo da marca, o Yangwang U9 Xtreme, estabeleceu uma parceria com o Gran Turismo 7 (GT7), para a PlayStation 5.
É, possivelmente, o maior “franchise” de jogos, ligados ao automobilismo. O jogo é pertencente à Sony Interactive Entertainment, sendo que o GT7 é uma espécie de simulador de condução real, conhecido nos quatro cantos do mundo.
O que levou à parceria entre BYD e Gran Turismo 7?
Na origem desta parceria, esteve a volta dada pelo Yangwang U9 Xtreme, no circuito de Nürburgring Nordschleife. A volta em questão foi completa em apenas 6:59.157. Esse recorde fez do carro da BYD o elétrico de produção mais rápido do circuito.
Outro dado impressionante é o facto de ter atingido uma velocidade máxima de 496,22 km/h. Por conta dessa performance, o Yangwang U9 Xtreme foi adicionado à linha virtual de automóveis de alto desempenho do GT7 (via Car News China).
Feitas as contas, o GT7 conta com mais de 400 carros no jogo, provenientes de mais de 60 marcas diferentes
Sobre o Yangwang U9 Xtreme
Quanto ao carro em si, este consegue atingir uma potência aproximada de 3.000 cavalos, contando com quatro motores elétricos. Sabemos ainda que foi construído em plataforma de alta tensão de 1200 V e tem um layout refrigerado a óleo para motores e bateria.
Pela velocidade que atinge, é natural que tenha um design aerodinâmico, que possibilite este tipo de condução. Tem as dimensões esperadas num veículo deste tipo, com 4.99 metros de comprimento, 2.02 metros de largura e 1.35 metros de altura. A distância entre eixos é de 2,90 metros.
É um modelo ultra-exclusivo, sendo que, no mundo, apenas foram produzidas 30 unidades do BYD Yangwang U9 Xtreme. A China começa a ser cada vez mais representada no GT7, depois do Xiaomi SU7 Ultra ter sido adicionado também em junho de 2025.