Ministério Público alerta para esquema de burla com Cartão Continente
O Ministério Público deixou um alerta sobre nova burla que está a circular e que utiliza de forma fraudulenta o nome dos supermercados Continente e o Cartão Continente. O objetivo é levar as vítimas a fornecerem dados de cartões bancários em troca de falsas recompensas ligadas a pontos acumulados.
Este alerta vem no seguimento de um aviso feito pelo próprio Continente, para que se tenha cuidado com estes SMS enviados supostamente em nome da marca.
Como funciona a burla
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), através do seu gabinete de cibercrime, as mensagens enviadas não têm qualquer ligação ao Continente ou a entidades autorizadas. São enviadas a partir de números de telefone mascarados de pessoas que nada têm a ver com este esquema.
Estas mensagens fazem parte de uma típica campanha de phishing. O processo começa com o envio massivo de SMS fraudulentos para diferentes destinatários.
No conteúdo, os burlões fazem acreditar que se trata de uma comunicação oficial do Continente e oferecem vantagens associadas ao Cartão Continente, alegando que estão prestes a expirar. Para aproveitar a “oferta”, pedem que a vítima clique num link que contém sempre a expressão “cartaocontinente”.
Ao aceder, o utilizador é levado a introduzir dados sensíveis, incluindo informações de cartões bancários, que acabam por ser usados de forma fraudulenta.
O que deves fazer
O Ministério Público aconselha que todas estas mensagens sejam apagadas imediatamente e que nunca se responda nem se carregue nos links fornecidos. O próprio hipermercado visado também deixou dicas do que fazer com esta burla do Cartão Continente, se receberes um destes SMS.
Caso alguém já tenha partilhado os seus dados bancários por engano, deve contactar de imediato o banco emissor e fazer o cancelamento do cartão.