"Buraco" no ecrã das câmaras frontais será reduzido em 2020, afirma leaker

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O famoso leaker do Twitter Ice Universe partilhou uma publicação interessante sobre as câmaras frontais em 2020. Baseando-se nos existentes Samsung Galaxy Note 10 e Note 10+, o leaker prevê que em 2020, os "buracos" nos ecrã serão ainda menores, de 3mm ou ainda menos.

Em comparação, a câmara frontal dos Galaxy Note 10 está colocada num buraco de 4.5mm. Um buraco de 3mm ou menos seria notoriamente menor e aumentaria ainda mais o espaço útil do ecrã. Assim sendo esta poderá ser uma opção viável para a Samsung e outras fabricantes: reduzir o tamanho do buraco.

Esta solução é parecida com o que já foi feito com a notch. As notches começaram por ser enormes no iPhone X e foram encolhendo, conforme outras fabricantes pegavam no conceito. Atualmente, telemóveis lançados com a notch fazem-no com o formato de "gota", que é considerado mais contemporâneo.

Câmaras debaixo do ecrã ainda estão longe

Além das notches e buracos no ecrã, a solução do futuro será certamente colocar os sensores de câmara debaixo do ecrã, como já acontece com os leitores de impressão digital. No verão, a Oppo revelou a primeira câmara debaixo do ecrã, embora ainda não esteja disponível em nenhum equipament comercial.

Manter os sensores debaixo do ecrã parece eliminar o problema que as marcas tem vindo a tentar solucionar: não ter 100% de aproveitamento de ecrã. Com leitor biométrico e câmaras debaixo do vidro, o futuro parece promissor. No entanto, só iremos ver telemóveis do género por volta de 2021, até a tecnologia ser aprimorada.

Editores 4gnews recomendam:

  • As melhores máquinas fotográficas profissionais em 2019
  • Motorola Razr: vídeo revela bastidores do smartphone dobrável de sonho
  • Vivo S5 podia ser um irresistível gama-média! Mas tem um verdadeiro "deal breaker"
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.