Bugatti volta a reinventar o carro hiperdesportivo com o novo Tourbillon

Afonso Henriques
Afonso Henriques
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Chegou, finalmente, o sucessor do aclamado Bugatti Chiron - cujo nome representa um mecanismo que contraria os efeitos negativos da gravidade em relógios de luxo.

O seu nome é um piscar de olhos à Rimac, com a sua nova obsessão em engenharia mecânica esqueletizada, bem como ao novo compromisso da Bugatti em desafiar de todas as formas as leis da física.

Em 2004, a renascida Bugatti transformou o mundo do desempenho automóvel com um hiperdesportivo de 1001 cavalos: O Bugatti Veyron.

Depois disso, sucederam em 2016 com outro feito de engenharia tão ambicioso que redefiniu todas as expectativas da indústria, com o primeiro automóvel do mundo a apresentar 1500 cavalos: O Bugatti Chiron.

Agora, 20 anos depois da invenção do carro hiperdesportivo, a Bugatti redefine mais uma vez este conceito, com uma motorização e plataforma completamente diferentes. Fique a conhecer o novo Bugatti Tourbillon.

Uma carta de amor à engenharia automóvel

Bugatti Tourbillon
Crédito: Bugatti

O novo Bugatti Tourbillon é um carro 33 milímetros mais baixo que o Chiron, com exatamente o mesmo comprimento - no entanto, as especificações do seu interior são capazes de deixar qualquer fã de automobilismo de boca aberta.

O supercarro da Bugatti utiliza um novo motor desenvolvido pela Cosworth, um V16 8.3 naturalmente aspirado, com capacidade de chegar até às 9.000 revoluções. O carro é capaz de fazer 0-100km/h em 2 segundos certos e 0-200km/h em menos de 5 segundos. Além disso, é capaz de uma velocidade máxima de quase 450km/h.

Bugatti Tourbillon Motor
Crédito: Bugatti

Possui uma cambota com mais de um metro e uma transmissão de 8 mudanças com dupla embraiagem, aparafusada à sua traseira.

O seu peso é relativamente menor ao do Chiron, marcando à volta de 1,995kg. A distribuição deste peso, como seria de esperar, foi cuidadosamente pensada - o automóvel tem a sua bateria elétrica de 25KWh onde uma transmissão normal se encontraria, bem como dois motores elétricos no seu eixo frontal.

Já o V16 monstruoso que este ostenta encontra-se exposto no eixo traseiro - desta forma, o carro consegue tirar vantagem da sua distribuição, reduzindo o drag aerodinâmico.

Mais do que aquilo que se vê

Bugatti Chiron Chassis
Crédito: Bugatti

O chassis desta máquina encontra-se, à semelhança do seu antecessor Chiron, completamente encoberto pelos painéis exteriores.

No entanto, é uma impressionante obra de arte, feito integralmente em fibra de carbono - é extremamente rígido, resistente, e desenhado em redor da melhor performance que as leis da física permitem.

Um destaque de luxo

Bugatti Tourbillon Cockpit
Crédito: Bugatti

É impossível ignorar uma das grandes inovações que o Tourbillon traz para o mundo automóvel. Com um conceito único de funcionamento, o painel de instrumentos e volante tem um visual e um comportamento ultra exclusivo.

No Bugatti Tourbillon, o centro do volante mantém-se permanentemente estático enquanto apenas a parte exterior gira. Este design faz lembrar, mais uma vez, um relógio de luxo.

A Bugatti tem prevista, neste momento, a construção de 250 unidades, cada uma delas vendida a um preço base de 3,8 milhões de euros, antes de IVA.

Afonso Henriques
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O Afonso, tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.