BQ X5 Plus é o primeiro smartphone a utilizar o GPS europeu Galileo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

Galileo, o novo Sistema Global Europeu de Navegação por Satélite começou a funcionar há escassos dias e já está a correr no BQ X5 Plus torna-se assim no o primeiro smartphone europeu a incorporar Galileo, o Sistema Global Europeu de Navegação por Satélite que ficou operacional e se estreou na mobilidade no passado dia 15 de dezembro.

Rodrigo del Prado, Diretor-Geral Adjunto da BQ, afirma que "é um motivo de orgulho que o sistema de navegação europeu esteja disponível pela primeira vez num dispositivo também europeu, demonstrando que a Europa é líder no desenvolvimento tecnológico".

O sistema Galileo, projecto orçado em 10 mil milhões de euros, torna-se na nova "bússola" da Europa, dotando-a de um sistema próprio de GPS (sistema de posicionamento global). Finalmente, após vários anos de desenvolvimento, o sistema Galileo conta com 14 satélites operacionais em órbita, um número que em 2020 subirá para 30 satélites, ficando assim o sistema completo.

Por último e a título de curiosidade, para além do GPS (americano) e do Galileo (europeu), existem outros dois serviços de navegação: GLONASS (russo) e BEIDOU (chinês).

Talvez queiras ver:

Samsung Galaxy J7 (2017): será este o seu design?

Google confirma que lançará dois novos smartwatches no próximo ano

Esta é a Andoer 4K, a “GoPro” que grava a 4K Ultra-HD

Esta é a Andoer 4K, a “GoPro” que grava a 4K Ultra-HD

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.