Galileo, o novo  Sistema Global Europeu de Navegação por Satélite começou a funcionar há escassos dias e já está a correr no BQ X5 Plus. As vantagens para o utilizador comum são várias graças ao maior número de satélites, o Galileo oferece uma maior precisão na localização.

Vê também: BlackBerry Mercury- o próximo BlackBerry terá ecrã curvo e teclado QWERTY

   

Contudo, de momento o vulgo cidadão só poderá utilizar este sistema impulsionado pela União Europeia com um smartphone desenvolvido pela marca espanhola BQ. Algo que não nos surpreende visto que a BQ já nos habitou a estar sempre no lugar cimeiro da inovação e da aplicação das novas tecnologias ao serviço da população.

O BQ X5 Plus torna-se assim no o primeiro smartphone europeu a incorporar Galileo, o Sistema Global Europeu de Navegação por Satélite que ficou operacional e se estreou na mobilidade no passado dia 15 de dezembro.

Rodrigo del Prado, Diretor-Geral Adjunto da BQ, afirma que “é um motivo de orgulho que o sistema de navegação europeu esteja disponível pela primeira vez num dispositivo também europeu, demonstrando que a Europa é líder no desenvolvimento tecnológico”.

O sistema Galileo, projecto orçado em 10 mil milhões de euros, torna-se na nova “bússola” da Europa, dotando-a de um sistema próprio de GPS (sistema de posicionamento global). Finalmente, após vários anos de desenvolvimento, o sistema Galileo conta com 14 satélites operacionais em órbita, um número que em 2020 subirá para 30 satélites, ficando assim o sistema completo.

Por último e a título de curiosidade, para além do GPS (americano) e do Galileo (europeu), existem outros dois serviços de navegação: GLONASS (russo) e BEIDOU (chinês).

Talvez queiras ver:

Samsung Galaxy J7 (2017): será este o seu design?

Google confirma que lançará dois novos smartwatches no próximo ano

Esta é a Andoer 4K, a “GoPro” que grava a 4K Ultra-HD

Esta é a Andoer 4K, a “GoPro” que grava a 4K Ultra-HD

ViaBQ
FonteEGSA
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).