Bq Aquaris X5 Plus Review / Análise Português

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 5 min.

O Bq Aquaris X5 Plus passou-me pelas mãos para review e depois de utilizar este smartphone durante uma semana e meia como meu equipamento diário, chegou a hora de o analisar a fundo.

A empresa Espanhola não teve medo de admitir na MWC16, aquando o seu lançamento, que este equipamento chegaria para revolucionar o mercado Ibérico e se na altura a minha sobrancelha levantou com olhar desconfiado, hoje acredito plenamente naquilo que foi dito.

O Bq Aquaris X5 Plus é um smartphone tímido, isto é, o terminal não vai iluminar a sala quando o tiras do bolso, não se mostra com um design brutal nem uma qualidade de construção anormal, este é o perfeito exemplo de como desenhar um smartphone simples e eficaz.

O equipamento neste momento ronda o valor de 300€, mais coisa menos coisa, e pelo valor apresentado vai competir directamente com terminais como o Huawei P9 Lite e mesmo uma quantidade de Wiko's. Mas terá estofo para se destacar?

Design e qualidade de construção

Como referi, no seu design e materiais de construção o equipamento não transpira singularidade, o terminal é bastante simples e embora de plástico, mostra-se com uma qualidade de construção muito capaz. O smartphone não se faz sentir um modelo barato e desde o primeiro momento que o tirei da caixa, pareceu-me um dispositivo capaz de aguentar momentos difíceis, se és daqueles que tem mãos de manteiga.

O aro de metal na lateral dá-lhe sem dúvida um toque interessante e os botões oferecem um click de topo de gama, algo que as marcas normalmente se esquecem de aprimorar.

É ainda de salientar o logo da Bq como botão home, é um toque interessante e aqui sim, singular. Mostra que a marca pensou como fazer deste terminal atractivo sem para isso lhe estampar um logo gigante na parte frontal.

Em si, o equipamento pode ser de plástico mas não parece barato, o smartphone encaixa perfeitamente na mão e tem um dos melhores grips que já alguma vez utilizei.

Performance

Dentro deste envergonhado Bq vamos ver especificações super relevantes. O nome "plus" não significa grande, mas sim, de qualidade. O processador Qualcomm Snapdragon 652 e as 2 ou 3GB de RAM mediante o modelo comprado, oferecem uma qualidade de utilização bastante satisfatória. O meu modelo de teste foi o de 2GB de RAM e de maneira alguma senti o terminal a sofrer em momento algum.

Para os "tech savys" o dispositivo bate os 69 mil pontos no AnTuTu, algo que é de congratular num equipamento de apenas 300€.

Completando o resto das especificações contamos com:

  • Ecrã de 5″ polegadas IPS LCD
  • Resolução FHD 1080p
  • Processador Qualcomm Snapdragon 652
  • 2/3GB de memória RAM
  • 16/32GB de armazenamento interno expansível via microSD com mais 256GB
  • Bateria de 3200 mAh
  • Android 6.0 Marshmallow
  • Câmara principal 16MP com vídeo a 4K 30fps
  • Câmara frontal de 8MP

Estas specs refletem aquilo que tenho vindo a dizer. Em conjunto com um User interface muito limpo e parecido com stock Android, o Bq X5 Plus dá-nos uma experiência fantástica e se é performance que queres por um baixo preço, este é garantidamente uma excelente opção.

Ecrã

As 5" polegadas são o tamanho ideal para aqueles que não gostam de andar com um phablet no bolso. As bordas frontais são também bastante pequenas o que nos dá um maior conforto na utilização só com uma mão.

Estas 5" polegadas são FHD e embora IPS o contraste das cores é bastante aceitável. Não esperes um AMOLED, porém, no que toca a modelos IPS este é um dos mais vivos que já pude testar.

É de realçar também o perfeito haptic feedback do vidro, escrever uma mensagem ou interagir com o ecrã é bastante agradável.

Câmaras: Fotografia e Vídeo

Ok. Aqui a Bq consegui-me surpreender! Quando falamos de um terminal de gama-média nunca esperamos que este tenha uma câmara muito aceitável. Os resultados dos terminais que tenho vindo a testar são quase sempre satisfatórios durante o dia e pouco cativantes com pouca luz.

Pois bem, este Bq Aquaris X5 Plus oferece uma câmara muito respeitável para o segmento de preço em que se encontra. Tirar fotografias de qualidade não é difícil mesmo sem o estabilizador de imagem, e com pequenos tweaks como o HDR+, este smartphone consegue fazer milagres às fotografias.

É de referir que ampliar as fotografias não nos dará grandes resultados, mesmo com 16MP se for activo qualquer tipo de filtro para nos oferecer melhores resultados na foto final, tirará qualidade de resolução.

Vê todas as imagens deste bq Aquaris X5 Plus aqui

A câmara frontal foi também uma câmara que me agradou. Pessoalmente não sou muito de selfies, mas vi-me mais tentado a tal quando reparei que a câmara é rápida e eficaz.

As câmaras, embora muito abaixo dos flagships, estão muito acima de qualquer outro gama-média que já testei.

Autonomia

Se as câmaras me impressionaram a autonomia deixou-me de boca aberta. O smartphone conta com uma bateria de 3200 mAh, mas visto que oferece um ecrã FHD não esperava milagres. Mais uma vez o meu pensamento estava errado.

A Bq conseguiu optimizar muito bem o software deste Bq Aquaris X5 Plus e consegui fazer uma média de 5.30h de ecrã ligado. Isto com dual-SIM, wi-fi, bluetooth e dados constantemente ligados.

Se puxasse para um jogo o tempo de autonomia baixava, como é óbvio, mas dará perfeitamente para um dia de utilização.

Conclusão

Existe pelo menos uma coisa que fiquei triste de não testar. Este smartphone chega com um novo tipo de GPS (Galileu) que aparentemente te dá mais viabilidade de localização e melhor sinal que a maioria, porém, este serviço apenas ficará ativo para o final do ano, algo que não me deu a possibilidade de testar enquanto a minha review.

Em suma, melhoraria em pequenas coisas neste Bq Aquaris X5 Plus. O smartphone mostra-se bastante completo, mas a entrada Micro USB podia perfeitamente ser trocada por uma USB tipo-C e a construção, visto que é de plástico, não lhe ficaria mal carregamento sem fios, algo que não oferece.

Eu sei que a Bq é uma marca que ainda não se pode igualar aos tubarões de mercado mas honestamente, gostaria de ver a empresa Espanhola a lançar um modelo flagship. Este é um dos smartphones de gama-média mais equilibrados que já alguma vez testei e posso aconselhar a qualquer pessoa que quer um smartphone fantástico por um preço acessível.

Vê outras reviews:

  • Huawei P9 Plus : Análise / Review em Português
  • Sony Xperia XA : Análise / Review em Português
  • OnePlus 3 : Review / Análise em Português
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.