BQ Aquaris X5 Cyanogen - Análise em Português

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.
O mais elegante de todos os BQ alia qualidade de construção a uma autonomia de bateria impressionante sem descurar a performance

Durante o ano de 2015 tive a oportunidade de testar vários smartphones da BQ mas nunca tinha utilizado um dispositivo tão distinto e elegante como este BQ Aquaris X5. Com uma estrutura metálica em liga de alumínio (que não riscou durante o tempo que o usei), uma construção unibloco ou unibody que lhe confere uma solidez extra e uma qualidade de construção que é surpreendente para o seu escalão de preços. A sua espessura é de apenas 7,5 milímetros e pesa 148 gramas.

Sentimos a sua boa construção a partir do primeiro momento em que pegamos nele e acreditem que depois é difícil largá-lo. Escusado será dizer que as primeiras impressões são muito positivas.

Ecrã

Este BQ Aquaris X5 tem um ecrã de 5 polegadas com uma resolução algo medíocre para 2015. Temos aqui 720x1280p HD, o que nos dá uma densidade de 294 ppi ou pixels por polegadas. Apesar da resolução de ecrã ser um dos seus pontos menos fortes, os ângulos de visão são óptimos, tal como o brilho e a reprodução de cores com o a tecnologia Quantum Color + também me agradou bastante. Além disso, este ecrã é pouco exigente tanto na bateria como no processador portanto acabei por perdoar o que à partida seria um ponto fraco.

Especificações

Em termos de especificações técnicas temos aqui o processador Snapdragon 412 da Qualcomm, um SoC quad-core a 1.4Ghz com 2GB de RAM e 16GB de memória interna expansível via microSD até 32GB. Terás também a possibilidade de escolher o BQ Aquaris X5 com Android convencional com 2 ou 3GB de RAM e 16 e 32GB de memória interna.

A sua fluidez é constante, não encontrei qualquer lentidão ou tratamento na sua interface nem tive problemas ao jogar jogos mais pesados e aplicações mais exigentes. Conseguimos correr todos os principais títulos, além de termos uma experiência de utilização muito gratificante com esta Cyanogen OS 12.1 baseada no Android Lollipop. Esta Cyanogen OS é muito leve, ótima a poupar bateria e a proporcionar-te uma utilização sempre rápida do dispositivo e repleta de funcionalidades bem-vindas.

Câmara

A sua câmara fotográfica traseira conta com um sensor Sony IMX214 de 13MP e uma câmara frontal de 5MP da Samsung. Ambas as câmaras têm flash LED e os seus resultados foram uma boa surpresa. Mesmo em fotos noturnas o BQ Aquaris X5 conseguiu captar muita luz, graças à sua abertura focal de f/2.0, mantendo-o o ruído sob controlo e conseguindo umas boas fotos. A interface desta câmara é fantástica: simples, repleta de controlos manuais e opções de personalização e muito intuitiva, funcionando à base de deslizes de dedo.

Autonomia

A autonomia de bateria foi o que mais gostei neste BQ Aquaris X5. Com mais de 7 horas e meia de ecrã ligado, consegui à vontade 2 dias de utilização normal com comunicações, vídeos e um pouco de jogos. Com uma utilização intensa não terás qualquer problema em tirar um dia de utilização neste BQ Aquaris X5 com Bluetooth, GPS, jogos, vídeos, sem qualquer esforço, não ficarás sem bateria a meio do dia. Sem sombra de dúvida, o BQ Aquaris X5 é um exemplo a seguir em termos de autonomia de bateria.

Conclusão

É difícil não gostar deste BQ Aquaris X5. A sua resolução de ecrã devia ser superior, pelo menos Full-HD mas estaríamos a perder autonomia de bateria e já seria necessário um processador superior (Snapdragon 615) para garantir o mesmo nível de fluidez e claro, o preço teria que subir. Este BQ Aquaris X5 com Cyanogen OS custa 239€ no site da BQ, desbloqueado e recomendo-o sem qualquer peso na consciência. Além disso, o período alargado de garantia até 5 anos é um grande extra.

A qualidade de chamada neste BQ Aquaris X5 é bastante normal, sem falhas na qualidade da voz ou intensidade da mesma.

Esta foi a nossa review/análise ao BQ Aquaris X5, aproveito para agradecer à BQ pela cedência do equipamento para teste e claro, vê a nossa análise em vídeo e não te esqueças da tão necessária partilha!

Vê ainda:

  • Compra para o Natal Tech por menos de 50 euros – dezembro 2015 (vídeo)
  • Microsoft Lumia 550 Review / Análise Português | Promete muito, mas deixa a desejar.
  • Sony Xperia Z5 – Review / Análise em Português

;)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.