Quando se fala em cancelamento de ruído, há um nome que vem imediatamente à cabeça: Bose. A marca norte-americana é, há anos, a referência a bater neste campo. Os QuietComfort II Earbuds que testámos já eram muito bons e esse legado seguiu com a versão Ultra.
Agora, a Bose lança a segunda geração dos QuietComfort Ultra, e a proposta não podia ser mais clara. A marca quis pegar em tudo o que já era bom e corrigir as pequenas falhas que os impediam de ser excelentes. Com um preço de 329,99 € em Portugal, estive a testá-los a fundo para perceber se esta evolução justifica o investimento.
Unboxing
A experiência de abrir a caixa de um produto Bose é sempre premium e minimalista. Lá dentro, encontras o estojo de carregamento com os auriculares, que no caso da unidade de teste são na cor ameixa. Contudo, a marca comercializa também este modelo em preto e branco.
Na caixa vem um cabo USB-C para USB-A que podes usar para carregamento. Algo que já nem todas as marcas providenciam. Vem ainda o essencial para o conforto. Temos três tamanhos de pontas de silicone e três tamanhos de bandas de estabilidade incluídos e o habitual manual de utilizador.
Design, construção e conforto
À primeira vista, o design é muito familiar. Mas há pormenores que mudam. As pontas de silicone incluem agora uma pequena proteção que ajuda a evitar a acumulação de cera. É um detalhe importante que melhora a higiene e a longevidade do produto. E que certamente facilitará a sua limpeza.
Para quem gosta de um estilo diferente, a Bose lançou esta nova cor exclusiva em edição limitada, a Deep Plum (um roxo escuro) estilo ameixa, que se junta ao preto e branco. A caixa mantém-se inalterada face à anterior geração, assim como o formato dos auriculares é o mesmo. É caso para dizer que em equipa que ganha, não se mexe.
Onde a Bose continua a reinar é no conforto. A combinação das pontas de silicone macias com as bandas de estabilidade que se "agarram" à orelha faz com que possas usar estes auriculares durante horas a fio sem sentires qualquer tipo de fadiga ou desconforto. O seu formato é simplesmente perfeito, pelo menos para o meu tipo de orelha.
São, sem dúvida, uns dos auriculares mais confortáveis que já testei. Mas como faço sempre, aconselho a testares antes de comprar, se tiveres possibilidade. O que é confortável para mim, pode não ser para ti. Este formato além de ser confortável, tem o melhor isolamento passivo nuns auriculares deste formato. Mas já lá vamos. A certificação IPX4 garante que aguentam o suor de um treino ou uns pingos de chuva inesperada.
Qualidade de áudio e chamadas
A qualidade de som é, como seria de esperar da Bose, de topo. Embora os drivers sejam os mesmos da geração anterior, a marca refinou o som para trazer graves mais profundos e impactantes e agudos mais suaves. O resultado é uma experiência semelhante, que já era de topo. As várias frequências são equilibradas e as vozes proeminentes
Seja o ouvir a Ce matin-là de Air ou Running dos Fat Dog, estes auriculares portam-se impecavelmente. Nota-se, como é habitual, uma boa proeminência dos graves. Mas sem deixar de dar o espaço necessário para respirar e brilhar às outras frequências. Em relação a codecs, temos suporte para os habituais AAC e SBC, e também para o AptX Adaptive.
O Bose Immersive Audio, o som espacial da marca, está melhorado e continua a ser um dos melhores do mercado. Este consegue criar um palco sonoro envolvente que te mete no centro da música, seja de forma fixa ou com movimento. Embora seja interessante para quando estamos a ouvir música, brilha é quando consumimos filmes ou séries.
Mas a grande evolução está na qualidade das chamadas, que era onde a anterior geração enfrentou mais críticas. A Bose integrou um novo sistema de supressão de ruído baseado em Inteligência Artificial, inspirado em tecnologia de aparelhos auditivos. Nos meus testes, fiz chamadas numa rua movimentada e a pessoa do outro lado ouvia-me de forma clara, com o ruído do trânsito a ser eficazmente filtrado. É uma melhoria assinalável e que fará diferença no dia a dia.
Cancelamento de ruído e transparência
Este continua a ser o grande argumento da Bose, e a segunda geração está ainda melhor. O cancelamento de ruído ativo (ANC) destes auriculares é, sem rodeios, o melhor que vais encontrar no mercado de auriculares. O modo "Quiet" cria uma bolha de silêncio quase total que te isola do mundo de uma forma que poucas marcas conseguem chegar perto.
A marca consegue fazer aqui uma combinação vencedora num formato que, por si só, já faz um ótimo isolamento passivo. E depois, a 'magia negra' dos microfones e do software Bose conseguem fornecer um cancelamento de ruído excelente. É o mais perto que ficas do isolamento de headphones.
O modo transparência também foi melhorado e permite-nos agora ouvir com mais clareza o que nos rodeia. A tecnologia ActiveSense foi otimizada com um novo algoritmo que reage de forma mais inteligente a ruídos repentinos, como uma buzina ou o choro de um bebé, atenuando-os de forma mais suave e menos intrusiva.
Bateria e carregamento
A autonomia mantém-se nas 6 horas com uma única carga (ou 4 horas se usares o áudio imersivo), com o estojo a fornecer mais três cargas completas para um total de 24 horas. São números bons, mas não são os melhores do mercado. Pelos meus testes, conseguimos bem perto dos números anunciados, mas parece-me que a marca ainda tem potencial para melhorar neste ponto no futuro.
No entanto, a grande e muito bem-vinda novidade é que o estojo de carregamento suporta finalmente carregamento sem fios (Qi). Era uma das maiores falhas da geração anterior e a sua adição torna a experiência de utilização muito mais conveniente. Podes carregá-los através da porta USB-C ou, de forma mais conveniente, em qualquer carregador Qi sem fios que tenhas por casa.
Controlos, app e funcionalidades
Os controlos por toque nestes auriculares continuam a ser precisos e são dos mais completos que vais encontrar. Através dos auriculares conseguimos atender chamadas, pausar a música, alternar o volume, ativar o cancelamento de ruído ou chamar a assistente virtual da tua preferência. E a app Bose Music dá-te acesso a um equalizador e a várias opções de personalização.
Um dos pormenores que mais aprecio é a simplicidade e quão intuitiva e descomplicada esta app é. Tendo em conta o mercado, não é algo que encontramos todos os dias. Algo que só chegou após atualizações ao modelo anterior e aqui chega nativo é a inclusão de ligação Bluetooth multiponto.
Finalmente, podes ter os auriculares ligados ao teu portátil e ao teu telemóvel ao mesmo tempo, e alternar entre eles de forma automática. Imagina que estás a ouvir música no PC e recebes uma chamada no smartphone. Os auriculares pausam a música e atendem a chamada sem que tenhas de fazer nada. É uma funcionalidade essencial que faltava.
Para quem são os Bose QuietComfort Ultra Earbuds 2?
Estes auriculares não são para todas as carteiras. Mas são a escolha ideal para quem não faz qualquer tipo de compromisso no que toca a cancelamento de ruído e conforto. São perfeitos para:
- Quem viaja muito: Seja em aviões, comboios ou transportes públicos, o ANC de topo vai criar a tua "bolha de silêncio".
- Profissionais em ambientes ruidosos: se trabalhas num escritório aberto ou precisas de fazer muitas chamadas em movimento, a clareza das chamadas com IA será um "game-changer".
- Audiófilos que valorizam o silêncio: para quem quer ouvir todos os detalhes da sua música sem qualquer interferência do mundo exterior.
- Utilizadores que dão prioridade máxima ao conforto para longas sessões de audição.
Conclusão
Os Bose QuietComfort Ultra Earbuds 2 são a evolução inteligente e necessária de um produto que já era excelente. A Bose não reinventou a roda, mas focou-se em corrigir as duas maiores falhas da geração anterior, como a ausência de carregamento sem fios e de ligação multiponto de fábrica.
Ao juntar estas duas conveniências essenciais ao melhor cancelamento de ruído do mercado, a um conforto de topo e a uma qualidade de som e de chamadas ainda mais refinada, a Bose criou um pacote que é, agora sim, excelente. É claro, isso tem um preço que podemos considerar salgado.
O valor de 329,99 € é um investimento sério. Mas se o que procuras é a melhor experiência de silêncio e conforto que o dinheiro pode comprar, não há dúvida que estes são os auriculares a ter.
Confere os melhores auriculares Bluetooth a comprar em 2025.