Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Bose Earbuds Ultra Open review: primeiro estranham-se, depois entranham-se

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 7 min.

Bose

Bose Earbuds Ultra Open
★★★★☆4.5Muito Bom

Para quem procura uns auscultadores intra-auriculares, esta é provavelmente a melhor opção no mercado. Permitem que oiças músicas com boa qualidade sem que percas a noção clara do mundo que te rodeia.

Os Bose Earbuds Ultra Open podem ser considerados mais um acessório caro, mas o conforto está totalmente assegurado pela sua maleabilidade. Não são um produto perfeito, mas são um caso claro de “primeiro estranha-se, depois entranha-se”.

Prós
  • Formato permite estar atento ao que te rodeia

  • Boa qualidade de áudio em perfil aberto

  • Controlos por botão intuitivos

  • Muito confortáveis

Contras
  • É um produto caro

  • Formato não agrada a todos

  • Estojo sem carregamento sem fios

Bose

Bose Earbuds Ultra Open review

Desin intra-auricular
Áudio imersivo
Até 19 horas e meia de autonomia
Controlos por botão
IPX4

Unboxing

Os Bose Earbuds Ultra Open apresentam-se numa caixa com o mesmo design dos Bose QuietComfort Ultra Headphones que testámos anteriormente. E no seu interior, encontras o que se espera nestes produtos.

À cabeça vem o estojo de carregamento com os auriculares lá dentro. Ao abrirmos a parte interior encontramos um cabo USB-A para USB-C de carregamento e o manual de utilizador.

Bose

Design diferente e boa qualidade de construção

O design é o fator diferenciador destes auscultadores. É que são intra-auriculares, o que significa que “descansam” no teu ouvido, não tendo as clássicas almofadas de silicone que entram no mesmo.

Ao invés de outros produtos com haste, estes têm um formato semelhante ao de um brinco (como os Huawei FreeClip). Ou seja, são maleáveis ao ponto de se adaptarem muito bem a qualquer orelha e ficarem fixos.

É um formato de nicho, que poderá não agradar a alguns utilizadores. Mas para aqueles que querem uns auriculares com perfil aberto, onde possam ouvir o que os rodeia, esta é das melhores opções que vão encontrar no mercado.

Bose

A qualidade de construção é o que se espera num produto da Bose. Obviamente predomina o plástico (e a borracha na zona maleável), mas é um produto que dá uma sensação de que vai durar por muito tempo.

Muito conforto e controlos físicos

Quando estamos perante um formato de auscultadores diferente, temos imediatamente o receio de que o conforto será comprometido. Perante a sua maneabilidade, os Bose Earbuds Ultra Open são uns auscultadores bastante confortáveis.

Assim que te habituas a colocá-los, estes seguram-se muito bem na orelha e por lá se mantêm confortáveis por longos períodos de uso. Uso-os sem problemas durante uma manhã inteira e simplesmente esqueço-me que os estou a usar.

Bose

Imediatamente notarás que, ao contrário de outros modelos com controlos sensíveis ao toque, isso não é uma possibilidade neste modelo. Ao invés disso, os ‘cilindros’ que encostam na parte de trás da tua orelha contam com um botão na ponta.

É este botão que poderás usar para alternar entre faixas, pausar a música ou aumentar e diminuir o volume. Existe uma pequena curva de aprendizagem, mas nada de problemático. O toque longo no botão pode ser personalizado entre: circular entre modos, alterar o áudio imersivo, alternar dispositivos ou aceder ao assistente de voz.

Como este tipo de controlo por botão é feito fora do ouvido, não existe qualquer tipo de pressão sobre o mesmo. E o facto de ser feito dessa forma, evita que existam toques acidentais, pois tem de ser feito o clique.

Bose

Boa qualidade de áudio

Os Bose Earbuds Ultra Open possuem uma boa qualidade de áudio, tendo em conta o seu formato. Por conta deste formato não possuem a pujança nos graves que tens em auriculares com isolamento passivo. Mas dentro do formato, deixa-nos satisfeitos.

Possuem um áudio detalhado, com boa definição de instrumentos e bons pormenores também na localização das vozes em formato podcast. A parte interessante, é que mesmo com um perfil aberto, num volume “normal”, quem está ao teu lado não será incomodado com o que estás a ouvir.

Na app Bose Music, que aconselhamos a instalar, podes aceder ao equalizador. Este dá-te a oportunidade de poderes personalizar o áudio consoante os teus gostos. E é também lá que poderás personalizar a utilização do áudio imersivo, entre: desativado, imóvel ou em movimento.

Bose

Este tipo de áudio pretende dar-te a imersão necessária para teres uma experiência mais perto daquilo que seria teres a banda a tocar ao teu lado. Contudo, ainda é algo menos imersivo do que em produtos como os QuietComfort Ultra Headphones, por conta do tamanho e formato. É uma funcionalidade com margem para melhorar.

Sem cancelamento de ruído, sempre transparentes

Por conta do seu formato, estes auscultadores não possuem qualquer tipo de cancelamento de ruído ativo, pois essa não é a sua premissa. A premissa é precisamente o oposto: que consigas sempre ter noção do que te rodeia.

Isto faz com que seja um produto ótimo para quando queres ouvir música no trabalho, por exemplo, sem ter de tirar os auriculares para ouvir um colega que fala contigo. Ou mesmo quando vais na rua e queres ouvir aquele carro ou pessoa que se aproxima.

Bose

É claro que em ambientes mais ruidosos, como um metro ou um avião, deves ter em conta que é como se não estivesses a usar auriculares. Se estiveres de bem com isso, é uma boa experiência, não perdes qualidade de áudio e continuas a ouvir a tua música ou podcast sem problemas.

Para quem trabalha em casa como eu, são uns auriculares indicados para o efeito. Estou num ambiente que habitualmente não é nada barulhento e com estes auriculares não só desfruto de música sem incomodar quem possa estar à volta, como posso responder se me chamarem ou ouvir a campainha se tocarem à porta. Algo que se torna difícil quando usamos modelos com cancelamento de ruído.

Chamadas de qualidade

Estes são uns bons auriculares para chamadas. Pela minha experiência, fui sempre ouvido e ouvi com clareza a pessoa do outro lado. Isto mesmo quando os utilizei para uma chamada na rua, com algum ruído, não desiludiram. Embora o teu interlocutor vá notar alguma compressão no áudio.

Bose

É claro que existem auriculares dedicados para chamadas que farão um melhor trabalho. Mas se és daqueles que tem muitas reuniões em teletrabalho, posso garantir que estes auriculares não te vão deixar na mão nesse campo.

Bateria dentro da média

A autonomia destes Bose está dentro da média, sem deslumbrar ou defraudar as expectativas. Podes contar com sete horas e meia de autonomia, extensíveis até 19 horas e meia com o estojo de carregamento. Se por acaso usares o modo de áudio imersivo, verás um decréscimo da autonomia dos auscultadores para as quatro horas e meia.

Contam com carregamento rápido, que é feito através do cabo USB-A para USB-C. Um ponto que não podemos deixar passar é que nesta faixa de preço deveria ser imperativo que o estojo de carregamento tivesse compatibilidade com carregamento sem fios.

Bose

App simples e intuitiva

A App Bose Music dá-te uma experiência complementar e mais personalizada com estes earbuds. É uma app simples que aconselhamos a usar, pois permite que possas personalizar o áudio a teu bel-prazer com o equalizador.

Mas não se fica por aí, até porque na app também é possível personalizar os atalhos de “longa pressão” nos botões dos auriculares. E claro, podes personalizar os dispositivos ligados ou controlar a bateria.

Bose

Veredicto: a escolha certa para quem procura áudio com perfil aberto

Se procuras uns intra-auriculares, esta é provavelmente a melhor opção no mercado. Tens a experiência de ouvir música ou podcasts com qualidade, mantendo a noção clara do que te rodeia.

É um produto caro, que chegou a Portugal por 379 €, pelo que poderá não agradar a muitas ‘carteiras’. O seu formato de “brinco” também pode não ser apreciado por alguns consumidores. E nesta faixa de preço gostaríamos que o estojo tivesse carregamento sem fios de origem.

Ganha por fornecer uma experiência boa no áudio, sem deslumbrar nos graves. Destaca-se pelo excelente conforto, já que não sentimos que os estamos a usar, mesmo após várias horas. E se perdem em ambientes ruidosos, ganham para quem nunca quer perder o contexto em volta, em casa ou na rua.

Para quem quer algo neste formato, este é o modelo topo de gama que aconselhamos. Quanto ao formato, é daqueles casos claros em que “primeiro estranha-se, depois entranha-se”.

Bose

Bose Earbuds Ultra Open review

Desin intra-auricular
Áudio imersivo
Até 19 horas e meia de autonomia
Controlos por botão
IPX4

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.