No setor dos carros elétricos (VEs), muito se tem falado sobre a Tesla e a BYD, mas há outra marca que tem crescido a olhos vistos. Trata-se da BMW, que foi a que mais VEs vendeu na Europa, no mês de julho de 2024.
De acordo com os dados da JATO Dynamics, isso representa um crescimento de 25% face a 2023. Já a empresa de Elon Musk, pelo lado oposto, desceu 16% em comparação com o ano anterior (via Car Dealer Magazine).
Em termos práticos, isso quer dizer que a BMW conseguiu mesmo “passar a perna” à Tesla. Ao todo, a BMW vendeu 14 869 automóveis elétricos em julho de 2024. Já a Tesla, por sua vez, ficou ligeiramente aquém, com 14 561 vendas.
Portugal foi um grande destaque no crescimento da BMW
Não deixa de ser curioso que o país, na Europa, onde a BMW mais cresceu em termos de carros elétricos, foi Portugal. Em terras portuguesas, houve um crescimento de 27% em relação a 2023, sendo que os restantes lugares do “pódio” são de Polónia (19%) e Eslováquia (12%).
Destaca-se, ainda, o aumento da procura no Reino Unido (3%), Itália (5%) e Espanha (5%). Quem destoa desta onda de crescimento da BMW nos VEs são países como Alemanha (-2%), França (-2%), Países Baixos (-4%), Irlanda (-5%) e Bélgica (-7%).
Bateu-se um “recorde” no que toca à percentagem de compra de SUVs
A contagem oficial da JATO Dynamics implicou 28 mercados europeus. Nos dados obtidos, assinala-se ainda que 54% dos registos são relativos a carros utilitários desportivos (SUVs).
Só em julho de 2024, foi feito o registo de 554 000 novos SUVs. Trata-se de um crescimento de 6% face ao ano transato. Dentro deste grupo, a BMW também esteve em alta, mas quem obteve o primeiro lugar foi mesmo o Grupo Volkswagen.
Como explica Felipe Munoz, especialista da JATO Dynamics, “os consumidores na Europa agora têm acesso a mais opções do que nunca, e os SUVs são uma opção mais confortável e desejável para muitos”.