Hoje em dia já não precisas de gastar um balúrdio num novo smartphone só porque ele é elegante. Há uns tempos, parece que todos os gadgets baratos eram feios até dizer chega e compreendíamos isso mesmo!
Se querias algo elegante terias de investir duro. Mas o tempo mudou e esta invasão de empresas oriundas da China com smartphones a preços inacreditáveis é a prova disso mesmo.
O Bluboo Edge foi o meu smartphone por mais de uma semana e tenho de admitir que mesmo antes de fazer a sua review o gadget me suscitou curiosidade.
Ao escrever alguns artigos sobre ele, antes de o testar, fiquei impressionado o quão a Bluboo dedicou o seu tempo e dinheiro para nos dar um gama-baixa com um design tão interessante.
Mas sendo ele gama-baixa e com o preço também de acordo com a concorrência, o Bluboo Edge tem de falhar em algo certo? Correcto! Vamos analisar ao pormenor e perceber onde!
Design e qualidade de construção
O design, como referi, é um dos mais elegantes que já tive a oportunidade de testar. O smartphone é grande, contudo a sensação do ecrã curvo com a parte traseira de vidro mostra-se uma beleza e um encanto. Não podemos deixar de denotar as suas parecenças com o flagship da Samsung, Galaxy S7 edge.
Na parte frontal é basicamente igual, já na traseira, embora a câmara mostre um design diferente, todos sabemos onde é que a Bluboo se foi inspirar.
Na sua qualidade de construção, o gadget deixa-nos muito a desejar. O smartphone vem acompanhado na caixa por uma tampa traseira, o que é bom, pois o Bluboo Edge risca mesmo muito facilmente.
A parte traseira ficou cheia de marcas logo após o terceiro dia, muito devido à minha despreocupação de evitar o smartphone no mesmo bolso das chaves de casa.
Contudo, é preciso referir que o vidro frontal não sofreu qualquer risco. Caso compres este dispositivo e não queiras usar a capa de oferta, podes sempre comprar daquelas “películas líquidas” e aplicar na traseira do dispositivo.
Performance e User Interface
Este é um smartphone de gama-baixa e não vai tentar ser mais do que isso. O Bluboo Edge, embora muito elegante, sabe perfeitamente onde encaixa no mercado. O smartphone conta com especificações de gama-baixa e a interação que terás com ele será assim mesmo.
O User Interface deixa também muito a desejar. A Bluboo tem melhorado o seu UI ao longo do tempo, porém, o bluboo Edge merecia algo parecido ao stock Android e não uma ROM questionável e com alguns lags. Acabei por instalar o Nova Launcher, ou mesmo Pixel Launcher, e é importante referir que a interação com o smartphone melhorou.
- Ecrã de 5.5″ polegadas IPS LCD
- Resolução HD 1280 x 720p
- Processador MediaTek MT6737
- 2GB de memória RAM
- 16GB de armazenamento interno
- Expansão via MicroSD com mais 256GB
- Bateria de 2600 mAh removível
- Android 6.0 Marshmallow
- Câmara principal de 8MP interpolada para 13MP
- Câmara frontal de 5MP interpolada para 8MP
Ecrã
O ecrã é um assunto que gostarei de discutir, isto porque o smartphone não é o que aparenta, todavia, a elegância prevalece. Passo a explicar.
O equipamento conta com um ecrã de 5.5” polegadas HD 1280 x 720p e supostamente curvo. Eu digo supostamente porque um olhar atento perceberá que o ecrã não é curvo, mas o vidro de fora sim, dando-nos um efeito de “lupa” que iludirá os mais desatentos.
Este ecrã faz do smartphone pesado, muito pesado. O dispositivo tem uma bateria de 2600 mAh e em nada justifica o seu peso a não ser naquele monstro de ecrã com um formato, na minha opinião, desnecessário.
Em si, as cores são saturadas e o capacitivo é bom. Ver conteúdo neste smartphone é agradável, mesmo que queira puxar um pouco mais na irreverência.
Câmaras: Fotografia e Vídeo
As câmaras de 8MP interpolada para 13MP e 5MP interpolada para 8MP não são nada demais. Conseguirás gravar memórias com qualidade à luz do dia, quando a noite cai o ruído aumenta.
De referir ainda que focar de forma correcta é complicado e a falta de estabilização faz da experiência bastante desconfortável.
Autonomia
A bateria de 2600 mAh é suficiente para levar um dia de utilização, não esperes mais do que isso mesmo. I Bluboo Edge já era pesado demais para lhe introduzirem uma bateria maior.
Quando utilizei o smartphone como segundo equipamento, consegui fazer com que me durasse para dois dias de utilização, não mais.
Exemplos de fotos aqui
Extras & Conclusão
Há aspectos importantes a referir neste Bluboo Edge. As chamadas são de qualidade, GPS funciona correctamente sem problemas e o leitor de impressões digitais é fenomenal para um smartphone naquela gama de preço.
Para concluir, o dispositivo da Bluboo merece um destaque face a concorrência. O smartphone tem um design super elegante, porém, está longe da perfeição.
Pessoalmente preferia contar com uma maior autonomia e um ecrã “flat”. Mas também consigo compreender o porquê desta decisão. O smartphone destaca-se da concorrência e foi muito devido a este tal “ecrã curvo” que me vi desejoso para o testar.
Vê outras reviews: