BLU: Mais uma construtora que desiste do Windows Phone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A BLU é uma construtora de smartphone com sede nos Estados Unidos da America, uma jovem marca que está a ganhar muita popularidade no Brasil e que havia sido recrutada pela Microsoft com o intuito de conceber e produzir smartphones que se destacassem pelo seu estilo, design e qualidade de construção. Contudo, os esforços da BLU parecem ter sido em vão uma vez que os seus equipamentos com o Windows Phone 8.1 simplesmente não atraiam público.

Com efeito, a BLU apresentou o seu primeiro smartphone com o sistema operativo Windows Phone em abril de 2014 mas o público preferia (e prefere) os equipamentos de gama baixa e gama média com o sistema operativo Android. Importa lembrar que na altura a Microsoft removeu vários impedimentos, legais e patrimoniais (taxas), às construtoras que quisessem desenvolver equipamentos com o seu OS, algo que suscitou o interesse da BLU e que resultou na produção de alguns equipamentos com o Windows Phone.

Hoje, contudo, tivemos conhecimento de mais uma baixa na já paupérrima lista de construtoras que apostam nesta plataforma. A BLU retirou do seu novo website qualquer referência à Microsoft e aos smartphones com Windows Phone, apesar de atualizar os seus dispositivos para o Windows 10 Mobile o que é sempre de louvar.

Em jeito de conclusão, é com alguma tristeza que vejo o mercado Mobile cada vez mais bicéfalo, entre Android e iOS, estas são as únicas escolhas viáveis de momento. A última esperança da Microsoft é o lançamento, em setembro de uma nova gama Surface Phone, contudo, a total escassez de fugas de informação relativamente a tal equipamento deixa-me com sérias dúvidas de que ele sequer exista ou esteja próximo de uma linha de produção.

Atualização

Desde então, a BLU voltou a adicionar o separador "Windows" no seu site, não na página inicial mas na sua listagem de produtos, para assegurar aos seus clientes a assistência e apoio técnico aos smartphones com Windows Phone.

De momento, as esperanças da comunidade dedicada ao Windows Phone assentam totalmente na HP e no seu HP Elite X3 que, apesar de todo o seu mérito, é um equipamento bastante caro e que passa perfeitamente despercebido a grande parte dos consumidores. Um réstia de esperança que tem tanto de pura e verdadeira como de ingénua.

Talvez queiras ver:

  • Um “olhar curvo” ao próximo Xiaomi Mi Note 2
  • Se não receberes a atualização Android Nougat 7.0 pode ser culpa da Qualcomm
  • Ganha 1 dos 5 bilhetes para o jogo Portugal VS Gibraltar com a Samsung e a 4gnews
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.