Bloatware nos smartphones OnePlus Nord e 8 está a irritar os utilizadores!

António Guimarães
Comentar

Bloatware é a prática de inclusão de apps de terceiros de origem em smartphones. Embora já não seja uma ocorrência tão grave como há uns anos, o bloatware continua a irritar utilizadores. Mais recentemente, o OnePlus Nord e OnePlus 8 tem vindo a ser marcados com bloatware do Facebook.

O assunto ganhou alguma atenção através do leaker Max Weinbach, que partilhou as suas frustrações no Twitter. Na publicação, Max mostra o Instagram a receber uma atualização não através da Google Play Store mas através do gestor de aplicações do Facebook, um serviço de terceiros.

I hate this so much pic.twitter.com/0cViyKaMGV

— Max Weinbach (@MaxWinebach) 1 de agosto de 2020

Uma medida completamente desnecessária, mas que não surpreende, vindo do Facebook. Entretanto, vários utilizadores no Reddit indicaram que esta situação já ocorre há algum tempo. Os 3 smartphones mais recentes da OnePlus vem todos com o Facebook pré-instalado.

A OnePlus utiliza o OxygenOS, uma versão do Android levemente alterada e adorada por muitos utilizadores. Seria então de esperar que a OnePlus não incluísse o Facebook como uma app pré-instalada, mas não é o caso. Assim sendo, todos os OnePlus com OxygenOS tem vindo com Facebook nos últimos anos.

A questão é que não só incluem o Facebook mas como todos os serviços adjacentes. Facebook, Messenger, Instagram, Facebook App Installer, Facebook App Manager e Facebook Services. Como se a app já não fosse famosa por ser pesada para smartphones, ainda incluem mais serviços para sobrecarregar a memória e armazenamento do equipamento.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.