O clássico serviço BlackBerry Messenger vai ser terminado no final do mês de maio. Neste caso será a versão para consumidores, o que significa que se possuis um telemóvel da marca, o seu sistema de mensagens tem os dias contados.
A Emtek é a empresa que faz a gestão do BBM desde 2016 e anunciou esse término numa publicação recente. O suporte para a app vai acabar a partir de dia 31 de maio.
A verdade é que nos últimos anos foram feitos vários esforços para manter a app 'viva' e relevante. Funcionalidades como integração com o serviço de transportes Uber ou mesmo vídeo-chamadas revitalizaram o BBM.
Ainda assim, não foi suficiente pois a empresa decidiu seguir em frente e terminar de uma vez por todas o serviço. Na sua publicação, a Emtek diz que apesar dos seus esforços, utilizadores simplesmente seguiram para outras plataformas.
O BlackBerry Messenger irá continuar apenas para empresas
Quem utilizar a versão empresarial da app, poderá continuar de forma normal. É o chamado BBMe ou BlackBerry Messenger Enterprise. Existe ainda uma alternativa para utilizadores de Android que tenham saudades ou curiosidade.
É possível fazeres download da versão empresarial do BBM na Google Play Store ou na App Store, caso tenhas um iPhone. Contudo, existe um custo de subscrição de 2.50 dólares a cada 6 meses.
Assim sendo, podes continuar a usufruir das vantagens do BBM desta forma. Estas passam por encriptação de mensagens e mesmo edição e cancelamento de envios. Estas são funções que a versão de consumidor não possuia de todo.
Caso sejas um utilizador que preze segurança e privacidade, o BlackBerry Messenger pode ser a app mais adequada para ti, mesmo que tenhas de pagar por ela. O valor acaba por ser simbólico visto que é cobrado de 6 em 6 meses.
Em conclusão, é mais um pedaço de história da tecnologia que desaparece mas não por completo. A verdade é que a maioria dos utilizadores já utiliza outras plataformas para enviar as suas mensagens.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Chrome: Modo leitura é perfeito para ler textos grandes ou livros online
- Amazon Music já é gratuito para quem usa a Alexa (mas tem anúncios)
- Contactos Google: Nova funcionalidade vai-te dar um grande alívio
Fonte