Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Black Friday: vale a pena comprar agora ou esperar pelo pico?

Nos últimos anos, a Black Friday deixou de ser só à sexta-feira. As marcas passaram a fazer grandes descontos semanas antes do dia oficial.

Black Friday
Shutterstock (edição 4gnews)

A Black Friday está cada vez mais próxima e muitos consumidores colocam a mesma questão todos os anos: vale a pena aproveitar as promoções que já estão ativas ou é melhor esperar pelo pico do evento? Com cada vez mais lojas a antecipar campanhas, a decisão pode não ser tão simples quanto parece.

Nos últimos anos, a Black Friday deixou de ser um evento de apenas um dia. As grandes lojas como Amazon, Worten, Darty (antiga MediaMarkt) e Fnac iniciam campanhas semanas antes, com descontos reais em várias categorias. Em muitos casos, estas ofertas antecipadas não voltam a aparecer no dia oficial.

Isto significa que esperar sempre pode não ser a melhor estratégia. Produtos muito procurados, como smartphones, consolas, smartwatches, auriculares ou eletrodomésticos, entram frequentemente em promoção mais cedo e esgotam antes da mítica sexta-feira.

Comprar antes ou esperar?

Apesar das campanhas antecipadas, o pico da Black Friday ainda reserva as quedas de preço mais agressivas, sobretudo em categorias como: Tecnologia topo de gama; Televisões; Computadores e portáteis; Produtos gaming; Acessórios de casa inteligente. Estes descontos costumam ser limitados no tempo e na quantidade disponível. O risco aumenta, mas também a poupança potencial.

A verdade é que não há uma resposta certa já que cada caso é um caso. Porém, se uma ou mais dos seguintes parâmetros se aplicam, então pode justificar-se não esperar pela Black Friday: o preço atual já está abaixo do histórico dos últimos meses; o produto costuma esgotar rapidamente; a diferença de preço entre campanhas anteriores e atuais é pequena e queres garantir que recebes o produto antes do Natal.

Pelo contrário, poderá compensar esperar pelo pico da Black Friday se: queres o melhor preço possível; estás disposto a correr o risco de o produto esgotar; não tens urgência na entrega e ainda se o produto costuma cair bastante de preço no dia oficial do evento.

Como saber se as promoções são reais?

Além disso, há extensões super úteis que te permitem aceder ao histórico de preços e assim verificar rapidamente se a promoção atual é genuína.

Estas ferramentas mostram preços antigos e alertam para aumentos artificiais antes da Black Friday, algo que infelizmente ainda é realidade em muitas lojas. Se o preço atual estiver no ponto mais baixo dos últimos meses, a probabilidade de descer (muito) mais é reduzida.

🏆 Prémios 4gnews 2025
Vota nos teus favoritos e ganha prémios incríveis.
👉 Votar agora

Promoção do dia

Apple iPhone 16e 128 GB
Apple iPhone 16e 128 GBchip A18, câmara de 48 MP, tela OLED de 6,1 polegadas
599,00 €Amazon
709,00 €-16%
Tomás Cascão
Tomás Cascão
Mestre em Media e Jornalismo pelo ISCTE. Apaixonado por tecnologia, gadgets e tudo o que envolve algumas das maiores aplicações do mundo, como o WhatsApp ou o Google Maps. É também um ávido consumidor de Streaming, sendo que a Netflix tem um lugar especial no coração.