O Bitcoin é a mais forte das criptomoedas existentes. Na altura de escrita deste artigo o valor de Bitcoin ronda os 18 mil dólares e o crescimento continua a acontecer à medida que o tempo passa.
O alto valor do Bitcoin e o crescimento de todas as Alternative Coins, como o Dash ou LiteCoin, tem alertado o mundo para uma forma de investimento ou transações de valores.
Vê ainda: Parlamento Europeu e o Conselho Europeu se veem preocupados. O facto das carteiras de Bitcoin serem anónimas não há forma dos governos conseguirem ter qualquer informação no indivíduo que detém as criptomoedas.
Por um lado é bom. Farto andámos nós de ter de dar tudo e mais alguma coisa aos nossos governos e não ter nada em troca. Contudo, também tem o lado menos positivo. A comissão da União Europeia vê-se preocupada com a lavagem de capitais e financiamento de grupos terroristas. Um problema complexo de resolver.
O valor das criptomoedas em geral continua a subir! Bitcoin continua a liderar!
Devido a estas questões a União Europeia quer perceber quem é dono do quê. Infelizmente (ou felizmente) as coisas não são assim tão simples. Há formas de guardares os teus Bitcoins ou criptomoedas em carteiras de papel simplesmente impossíveis de encontrar.
Se não há nada que diga que aquela carteira está associada ao teu nome ou ao teu IP, não há forma da União Europeia perceber quem é dono de determinada carteira. Essa é a magia de Blockchain e a tecnologia de descentralização.
Por isso aquilo que vejo nestas medidas é uma forma de conseguir ir buscar mais dinheiro de taxas que neste momento não conseguem! Não me venham que é para acabar com o financiamento de terroristas ou branqueamento de capitais, porque quem o quiser fazer de forma anónima, conseguirá!
Assuntos relevantes na 4gnews: