Home Criptomoedas

Esquece Bitcoin! Aqui estão 6 criptomoedas que tens de conhecer!

Esquece Bitcoin! Aqui estão 6 criptomoedas que tens de conhecer! criptomoedaO Bitcoin é sem margem para dúvida o assunto do ano. Este artigo não se focará na criptomoeda em si, mas nas ideias por trás das criptomoedas existentes. O Bitcoin ganha destaque por ser a primeira moeda descentralizada que evita todas as burocracias dos governos comuns.

Mas há muito mais para além de Bitcoin. Se por ventura paraste neste artigo porque leste a palavra “Bitcoin” deixa-me dizer-te que pouco lerás desta criptomoeda neste artigo. Como referi, foi importante porque foi a primeira e é importante porque lidera o volume de transações no criptomundo.

Vê ainda: 12 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

A verdadeira magia está ainda a começar. O Ethereum e os “SmartContracts” trazem uma revolução há muito esperada. Uma forma de introduzir um “middleman” numa transação e trazer segurança aos vendedores e compradores.

As criptomoedas mudarão o mundo, não o Bitcoin

Nos últimos dias passei um pouco de tempo a estudar algumas criptomoedas que devemos tomar em atenção. As “moedas” são o fruto de uma ideia. Um token. Uma forma de transação de valor. O que vale nestas criptomoedas é mais a sua ideia de revolução digital. Se a ideia for boa, o valor do seu token crescerá.

Destacarei seis criptomoedas que prometem revolução mas que ainda estão na sua fase embrionária. Uma nova ideologia que pode até nem ter futuro, contudo, caso consigam o planeta tornar-se-á um local melhor.

Fica livre de me deixar nos comentários novos projetos que tenhas conhecimento, nada melhor do que a partilha de ideias para crescermos juntos. De referir ainda que se gostas (ou queres saber) deste tipo de informações, para além da categoria na 4gnews, podes também aderir ao grupo no Facebook sobre o assunto, verás uma comunidade fantástica.

Cardano (ADA) – 0.37$

Esta nova criptomoeda está a ser neste momento transacionada a 0.37$ e promete resolver o problema de Ethereum. Tal como EOS, a ADA quer fazer com que o problema e de escala deixe de existir. Quanto mais transações existirem via ADA, melhor a network será. Ainda é uma ideia em curso e sem nada provado, mas o responsável pelo Cardano foi um dos responsáveis pelo Ethereum. Isto por isso promete!  Sabe mais sobre Cardano no WhitePaper aqui.

Tron (Tronix) TRX – $0.03

Já imaginaste se o Facebook te pagasse por cada interação que tinhas na aplicação? Por cada like no Instagram recebesses dinheiro por isso? Quando fazes uma publicação numa rede social a tua informação é dada à rede em concreto. Esta informação é mais tarde vendida a terceiros para implementarem publicidade no teu perfil.

Tron quer que a tua informação seja verdadeiramente tua. Para além das redes sociais, Tron tem o principio que tu deves ser o dono da tua informação. Se as empresas querem investir dinheiro em publicidade para mostrar a quem visita o teu perfil, esse dinheiro deve ser teu e não da rede social. Tron poderá ainda integrar como futura moeda digital da enorme loja online chinesa Alibaba, mas até estas informações não passam de rumores.

Tron é bem mais complexo do que apenas “redes sociais”, mas é acredito que seja um principio simples de entender para a maior parte das pessoas. Sabe mais sobre TRON no WhitePaper aqui.

Verge 

A criptomoeda Verge promete ser totalmente anónima. Se és novo nisto e acreditas que Bitcoin é totalmente anónimo terás de ler um pouco mais. As transações ficam guardadas e há formas de identificar se o “Manuel” transferiu um BTC à “Maria”. Verge promete confidencialidade, rapidez e um serviço descentralizado. Esta critomoeda está a ser comercializada a 0.23$ e acredita-se que possa ter um crescimento num futuro próximo. Verge no WhitePaper aqui.

Siacoin (SC) – $0.02

Já viste a série Silicon Valey? A ideia de uma internet descentralizada é o tema principal da série americana. Sia acredita que o seu produto já implementar o início dessa mesma tecnologia. Aliás, podes ganhar SiaCoin ao alugar os teus hard-drives para aluguer de informação alheia.

O projeto passa por criar uma cloud onde os utilizadores podem guardar informações. Esta cloud é criada por outros utilizadores que tem espaço a mais no seu computador. Imagina que tens 2TB no teu PC e que só precisas de 1TB. Podes perfeitamente alugar o outro TB para guardar informações de outros utilizadores.

Esta informação é encriptada e dividida por vários hosts de forma a não ser possível recolher informação de uma máquina só. Imagina que fazes upload de uma imagem na cloud da Sia. Essa imagem é dividida em milhares de pedaços de informação e espalhado por hosts que queiram alugar o seu espaço. Nenhum deles tem acesso à “imagem” por completo, aliás, nada conseguem ver.

Esta cloud tem um preço, contudo, o valor neste moemento ronda 2$ trimestrais por TB. Barato, seguro e eficaz. Imagina o hack que aconteceu à Apple e ao iCloud… Impossível de acontecer aqui. Siacoin no WhitePaper aqui.

Time New Bank (TNB) – $0.08

Esta é uma ideia fora do normal mas que merece destaque pela sua irreverência. Só há uma forma simples de explicar esta ideia e criptomoeda porque se fores ao website oficial vais sair de lá a perceber o mesmo.

Imagina que queres ter informações sobre qual o smartphone a comprar e queres que a 4gnews te dê uma opinião. Como deves imaginar é super complicado responder a todos os emails e dar atenção aos milhões de leitores que vamos tendo.

Com a Time New Bank conseguirias pagar por esse tempo. Imagina que nós dizemos, o valor da 4gnews é 0.10$ ao minuto. Podias comprar os minutos que achasses necessários para esclarecer as tuas dúvidas. Não precisarias obrigatoriamente de o gastar na hora, terias apenas de ter os tokens e necessitarias que a 4gnews aceitasse esses tokens em forma de “tempo”. A ideia é fantástica mas pouco realista. A criptomoeda está neste momento a ser transacionada a 0.08$. TNB no WhitePaper aqui.

Dent – $0.01

Esta revoluciona o mundo mobile e acredita que um dia farei um artigo apenas para esta criptomoeda. A internet móvel é cada vez mais relevante no nosso quotidiano. Basicamente tudo o que faço no meu smartphone necessita de internet. Embora a internet móvel esteja cada vez melhor e o Roaming na Europa já não exista (teoricamente), o DENT revoluciona a forma como a internet móvel pode funcionar.

Tal como nas outras criptomoedas vamos fazer um exemplo prático e simples.

Neste momento tenho 20GB de data móvel no meu equipamento. Normalmente gasto entre 10GB a 12GB. Estes 8GB ficam perdidos no meio do nada. E se eu os pudesse vender? DENT permitirá que utilizadores normais possam ser “operadoras”. Eu venderia os meus 8GB a quem quisesse comprar o serviço e ganharia DENT Coins por tal serviço.

Tal como as outras criptomoedas, também esta é implementada na BlockChain e promete mudar o mundo. Dent no WhitePaper aqui.

As ideias são bem mais do que dinheiro

As ideias à volta destas e outras criptomoedas é o que me deixa a sonhar com um mundo melhor. Não acredito que todas estas “moedas” terão sucesso mas é bom ver que há pessoas dispostas a tentar.

Quem é que não gostaria de ganhar dinheiro com o seu perfil numa rede social? Quem é que quer total anonimato nas transações? Quem é que gostaria de ter cripto-transações rápidas e melhores à medida que cresciam? E que tal um cloud longe das grandes empresas?

Mas não te fiques por aqui! Conheces alguma criptomoeda que vale a pena mencionar? Deixa-me nos comentários, para além de investigar sobre o assunto, darei o meu melhor para a explicar de forma simples!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Truecaller – Aplicação Android está mais eficaz contra o SPAM

Motorola inicia “soak test” do Android Oreo – Eis as novidades!

Xiaomi Mi Max 3 será um monstro com 5500mAh e ecrã de 7 polegadas!

Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho. Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.