bigscreen_rocket_league

2016 parece ser o ano em que as empresas tecnológicas apostarão em força na Realidade Virtual. Se acompanhaste a edição deste ano da MWC, então viste o ênfase que foi dado a esta tecnologia, quer nas apresentações das marcas, quer pelos produtos expostos na feira.

Os acessórios correspondentes a esta tecnologia atualmente disponíveis estão ainda muito dependentes dos smartphones e têm funções ainda muito especificas. Mas e se pudesses utilizar a Realidade Virtual juntamente com o teu PC?

   

Pois bem, uma empresa chamada BigScreen está a desenvolver um software que te permitirá usar o desktop do teu PC na Realidade Virtual e ainda partilhá-lo. A empresa questiona-nos porque razão havemos nós de estar presos a um ecrã de, por exemplo 15 polegadas, quando poderíamos usufruir de um com um tamanho bem maior.

Vê também: Partilha a tua conexão Wi-Fi com o teu Samsung Galaxy S7 ou Galaxy S7 Edge

bigscreen_game_of_thrones

Esse será um dos principais objetivos da BigScreen, permitindo aos seus utilizadores poder visualizar todo os seu conteúdo no tamanho correspondente à parede da nossa sala ou quarto. E quando ela se refere a tudo, quer mesmo dizer tudo. Jogos, filmes, séries, Youtube, uma página web ou qualquer outra aplicação que corras no teu PC, pode ser projetada para a Realidade Virtual através do software em desenvolvimento.

Mais ainda, poderás partilhar todo o ambiente que criares com qualquer um dos teus amigos, desde obviamente que eles possuam a mesma tecnologia que tu. Acabaram-se os serões de domingo à tarde a veres filmes sozinho, as jogatanas solitárias ou os trabalhos de grupo em que comunicas com o teu grupo apenas pelo chat do Facebook. Mesmo com cada um em sua casa, é como se estivessem todos na mesma sala.

bigscreen_spacex

Este projeto encontra-se ainda numa fase Beta, mas caso assim o pretendas podes desde já fazer parte desta fase de testes. Espera-se assim que este novo programa esteja pronto já no próximo mês de abril, sendo assim suportado pelo hardware a chegar por essa altura, os HTC Vive e Oculus Rift. O suporte aos Samsung Gear VR deverá chegar mais lá para o final do ano.

Esta parece ser mais uma tecnologia bastante interessante, dando assim uma utilidade bem mais prática e social à Realidade Virtual. O único senão deverá ser mesmo o preço pedido por tudo isto, considerando que ainda nos encontramos numa fase muito inicial desta tecnologia.

Talvez queiras ver:

Viaengadget
Fontebigscreen

O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal mata-tempo.