Em causa estão as baterias NCM811 da LG Energy Solutions
Depois de um relatório ter apontado o Model Y da Tesla como o pior carro em termos de fiabilidade, a empresa de Elon Musk continua sob pressão.
Agora, a empresa EV Clinic, especializada em reparações de carros, veio a público falar sobre as baterias NCM811 (níquel-manganês-cobalto), fabricadas pela chinesa LG Energy Solutions e usadas em algumas unidades dos Model Y e Model 3 da Tesla.
De acordo com testes feitos pela EV Clinic a comparar as baterias NCM811 da LG Energy com as baterias NCA fabricadas pela Panasonic, os resultados são significativamente diferentes com as unidades da LG a terem uma vida útil de até 240.000 km enquanto as da Panasonic conseguem percorrer 400.000 km.
Reparação é complexa
E o problema não se limite à resistência no tempo, a reparação apresentou também taxas “catastróficas” de falhas. Tudo porque em mais de 90% das baterias analisadas vindas da LG Energy, a reparação de uma única célula “é impossível”.
Avança a EV Clinic que as baterias apresentam uma degradação generalizada e uniforme em vários dos seus módulos. Módulos estes que funcionam como blocos dentro da bateria. Nesse sentido, avariando uma célula, avariam todas.
A própria EV Clinic está a cobrar uma taxa de “verificação de viabilidade de reparação”, devido às perdas financeiras que está a sofrer por reparar as baterias NCM811 da LG Energy.
Por esta razão, esta empresa de reparação deixa um conselho aos proprietários de modelos Tesla com baterias NCM811 da LG Energy. Como primeira opção, substituir por sua conta a bateria LG Energy por uma Panasonic; em alternativa, contactar diretamente a Tesla para que seja feita uma troca completa.
Até ao momento, a Tesla ainda não respondeu à publicação da Ev Clinic na rede social X, local escolhido para partilhar os resultados destes testes.
