É o sonho de qualquer proprietário de um carro elétrico, mesmo que não faça muita questão em admiti-lo: carregar a bateria do seu EV tão depressa como se enche o depósito de um carro com motor a combustão.
Para já é uma possibilidade que ainda está longe de se concretizar, apesar da disputa acelerada entre fabricantes, que vão prometendo e desenvolvendo tecnologias de baterias que permitem um carregamento cada vez mais rápido.
E que tal 300 KM de autonomia com apenas 5 minutos de carga? Há uma empresa que promete exatamente isso...
Uma solução chamada Silício
A promessa chega do fabricante de baterias de Taiwan ProLogium, que afirma ter desenvolvido um sistema que permite criar uma bateria com uma densidade de energia de 321 Wh/kg, com promessas de atingir os 355 Wh/kg até ao final de 2024.
A informação está a ser avançada pelo site New Atlas, que estabelece uma comparação entre a proposta da ProLogium e dois exemplos atuais de baterias usadas por VE já disponíveis no mercado: enquanto a bateria de 53 kWh de um Hyundai Ioniq 6 apresenta 153 Wh/kg, a bateria 4680 da Tesla disponibiliza 232,5 Wh/kg.
Na base da nova bateria está a utilização de 100% de ânodos de silício em vez do sistema de grafite tradicional, o que permite criar densidades de energia superiores em menos espaço. A ProLogium avança, por isso, que a sua tecnologia consegue passar de uma carga de 5% para 60% em cinco minutos, atingindo os 80% de carga em 8,5 minutos - dados comprovados em testes validados pela TÜV Rheinland.
E acrescenta outra vantagem: por apresentarem um design modular, as baterias facilitam a sua reparação e reciclagem, contribuindo para uma possível diminuição dos custos do carro.
A apresentação oficial da nova tecnologia foi feita no Salão Automóvel de Paris 2024 (a decorrer até 20/10), no qual a ProLogium anunciou também uma parceria com a empresa alemã de engenharia automóvel FEV para começar a fabricar baterias.