Nos últimos anos, cada vez mais se fala em carros elétricos. Posto isto, se estás a pensar adquirir um, pode ser do teu interesse saber os dados que foram recolhidos acerca da substituição das baterias.
Com base num estudo da Recurrent, foi possível concluir que apenas 2,5% das baterias de carros elétricos foram substituídas. Isto significa que são raros os casos em que estas dão problemas ao ponto do utilizador ter de procurar outras alternativas.
As substituições de bateria costumam ser muito dispendiosas
Não deixa de ser curioso, até porque uma das grandes críticas que são feitas a este tipo de veículos tem a ver, precisamente, com as baterias. De acordo com a Teslarati, especialista em assuntos da Tesla, isso pode acontecer pelo facto desta ser muito cara, tendencialmente.
Por esse motivo, uma substituição de bateria pode ser um problema bem complicado, principalmente para a carteira. Ainda assim, o gráfico da Recurrent, que se pode ver em cima, mostra que muitos carros ainda têm a bateria original.
É evidente, ao ver o gráfico, que os primeiros anos foram responsáveis por mais trocas de bateria. No entanto, é preciso ter em conta que se tratava de uma fase embrionária deste tipo de veículos. Se virmos o avançar do gráfico, vê-se uma melhoria significativa.
Ao olhar para as barras, pode estranhar o facto de a média dar 2,5%. No entanto, relembre-se que a percentagem é relativa a cada ano. Sendo que houve um aumento quantitativo com o passar do tempo, isso influencia o resultado final.
Como escreve a Recurrent, “para carros anteriores a 2015, as taxas de substituição são de 13%, mas abaixo de 1% para carros de 2016 e mais recentes”. Ainda assim, importa olhar para o tipo de substituições que foram feitas.
Ao que tudo indica, a grande maioria das mudanças de bateria aconteceram dentro do período de garantia dado pelas marcas. Isso faz com que a situação não seja assim tão preocupante para o utilizador.