Esta sexta-feira, dia 9 de maio, ficamos a conhecer uma nova patente que foi registada pela Xiaomi. A divulgação foi feita na página oficial da Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China.
De acordo com a Xiaomi Time, a patente chama-se “Método e Dispositivo de Previsão do Estado de Saúde da Bateria”. Este método é destinado à gestão de baterias em carros elétricos (VEs).
Sobre esta nova patente da Xiaomi
Como refere a mesma fonte de informação, com base na descrição da patente, esta tecnologia usa diferentes tipos de dados para fazer uma estimativa mais precisa do estado de saúde de uma bateria de um VE. Há dois tipos de variáveis analisadas: a performance da bateria durante o uso e a evolução da bateria ao longo do tempo.
A partir dos dados colecionados, tornar-se-ia possível criar um sistema preditivo. Na prática, poderiam-se inserir informações de uma bateria X nesse mesmo sistema, com base no conhecimento adquirido, sendo que o sistema fazia uma avaliação da sua saúde.

O problema que a Xiaomi procura resolver
Segundo a Xiaomi Time, os dados que atualmente são obtidos para prever a saúde de uma bateria podem ter uma precisão inferior ao esperado. Com uma estratégia baseada em cruzamento de dados, o objetivo seria aumentar a fiabilidade.
Assim, a Xiaomi pretende fazer uma avaliação mais rigorosa do estado de saúde da bateria de um VE. Sendo a bateria um elemento tão importante num carro elétrico, poderiam ser tomadas decisões mais conscientes, na hora de substituir, eventualmente.
O timing da divulgação da patente coincide com polémicas relacionadas com VEs da Xiaomi
Não deixa de ser curioso também o timing em que a patente da Xiaomi é divulgada. Isto porque, nos últimos tempos, tem-se falado bastante acerca de polémicas a envolver automóveis da marca chinesa.
Tal como a 4gnews noticiou recentemente, a Xiaomi pediu desculpa aos proprietários do SU7 Ultra, após ter feito atualizações sem dar qualquer nota prévia. Uma delas foi, por exemplo, diminuir a potência deste “supercarro”.
Tomando consciência do impacto dessa decisão, a Xiaomi acabou por recuar na decisão e devolver a potência completa ao veículo. Quanto à patente, nunca é demais referir que o seu registo não implica, necessariamente, que se venha a materializar em algo concreto.
Ainda assim, é um forte indício de que tal pode acontecer.