Bard: a IA da Google ganha novas funções e integração com o Gmail

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A plataforma de inteligência artificial generativa da Google, o seu Bard - equivalente ao ChatGPT da OpenAI - ganha agora novas e úteis funções. O melhor de tudo? Acaba de chegar também a vários serviços da empresa como o Gmail, Google Drive, Docs e muito mais!

Tal como refere, aliás, a própria empresa, um dos maiores benefícios do Bard, uma experiência para colaborar com a IA generativa, é a possibilidade de adaptar as respostas exatamente ao que o utilizador precisa.

IA da Google, o seu Bard, chega à Drive, YouTube e até ao Gmail

Google Bard AI

Por exemplo, o utilizador pode pedir ao Bard para iniciar um documento para planeamento de uma viagem para si e para os seus amigos. Também pode pedir para fazer um anúncio online para um marketplace.

Aliás, pode até pedir para explicar um tópico científico específico para os seus filhos. Agora, contudo, o Bard está ainda melhor na personalização das suas respostas para que o utilizador possa dar vida às suas ideias com facilidade.

Acesso (e presença) em mais locais e serviços Google

À medida que a Google continua a desenvolver o Bard de forma responsável, também expande o acesso a funcionalidades já existentes em inglês.

Possibilidades como por exemplo, a capacidade de carregar imagens com o Google Lens. Ou até mesmo obter imagens da Pesquisa nas respostas e modificar as respostas do Bard - para mais de 40 novos idiomas e países.

Agora com ligação às apps e serviços da Google

Agora a Google está a lançar as extensões Bard em inglês. É, assim, uma forma completamente nova de interagir e de colaborar com o Bard. Na prática, com as extensões, o Bard pode encontrar e mostrar-lhe informação relevante a partir das ferramentas da Google que usa diariamente.

Poderemos encontrar assim o Bard em locais como o Gmail, Docs, Drive, Maps, YouTube, Google Flights e Google Hotels. Isto mesmo quando a informação de que precisa se encontra em vários aplicações e serviços.

Por exemplo, se estiverem a planear uma viagem às Canárias (um projeto que ocupa vários separadores), pode, agora, pedir ao Bard para reunir as datas que funcionam para todos os viajantes a partir do Gmail.

Também pode procurar informação dos voos e hotéis em tempo real, ver as direções no Google Maps para o aeroporto e até para assistir a vídeos do YouTube sobre coisas para fazer no arquipélago - tudo numa única conversa.

Soluções integradas, mas com proteção assegurada pela Google

3/Build on Shared ConversationsYou can continue the versation someone shared with you and ask Bard for additional follow up questions about that topic, or start your own conversation. pic.twitter.com/Gf44GJ6Omj

— Min Choi (@minchoi) 19 de setembro de 2023

Tal como informa a própria empresa, em publicação dedicada, há uma preocupação e compromisso com a proteção da informação pessoal. Portanto, se o utilizador optar por usar as extensões do Workspace, o seu conteúdo do Gmail, Docs e Drive não será visto por revisores humanos.

Além disso, não será utilizado pelo Bard para mostrar anúncios ou para treinar o modelo Bard. Ora, como aponta a própria, é óbvio, que o utilizador pode sempre controlar as suas definições de privacidade. Pode também decidir como deseja usar estas extensões e pode desativá-las a qualquer momento.

Bard está agora disponível em 40 idiomas

Estas novas funcionalidades são possíveis devido às atualizações operadas pela Google no seu modelo PaLM 2. É o mais desenvolvido até ao momento. Sempre com base no seu feedback, foram aplicadas técnicas de aprendizagem por reforço de última geração para treinar o modelo para ser mais intuitivo e imaginativo.

Portanto, se o utilizador desejar colaborar em algo criativo, iniciar-se num determinado idioma e continuar num dos mais de 40 idiomas, ou solicitar por assistência detalhada em programação, o Bard pode, agora, responder com uma qualidade e precisão ainda melhores.

🚨 BREAKING: Bard now connects to your Google apps & services!The future of AI collaboration is here, and it's deeply integrated with the Google ecosystem. Here's the breakdown of this game changing update: pic.twitter.com/i7lJkUpMVU

— Min Choi (@minchoi) 19 de setembro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.