As burlas estão cada vez mais sofisticados e a chegada da Inteligência Artificial veio agravar este problema que, todos os dias, faz vítimas não só em Portugal mas em todo o mundo. É uma verdadeira praga, tal como as chamadas de spam!
Por esse motivo, o Banco de Portugal deixou um sério alerta a todos os utilizadores que usam a plataformas de compra e venda de artigos usados, como o OLX ou a Vinted.
De acordo com o regulador, as burlas são muito semelhantes. Tudo tem início quando és contactado por outra pessoa que mostra interesse num determinado produto que tens à venda. Por norma, nem sequer tentam negociar o preço. Este deve ser o primeiro sinal de alerta a que deves estar atento.
Depois, sem fazer muitas perguntas sobre o método de entrega, propõe-se a fazer o pagamento por MB Way e até se oferece para ajudar no processo.
Como acontecem as burlas?
O Banco de Portugal explica que existem dois cenários possíveis. Se o vendedor não tiver MB WAY, o burlão convence-o a aderir ao serviço num caixa multibanco. Durante o processo, pede que associe o número de telemóvel do próprio burlão, sob o pretexto de que é apenas uma autorização para o pagamento. No entanto, ao fazê-lo, o criminoso passa a ter acesso direto à conta bancária da vítima e pode movimentar o dinheiro livremente.
No caso de o vendedor já utilizar a aplicação, o esquema muda ligeiramente. O burlão solicita o número de telemóvel da vítima, alegando que vai enviar o pagamento, mas utiliza a opção "Pedir dinheiro" em vez de "Enviar dinheiro". Assim, o vendedor recebe uma notificação para enviar dinheiro, e se confirmar a operação por engano, acabará por transferir o valor da venda (ou outro à sua escolha) para o burlão, em vez de o receber.
Proteções a adotar
O Banco de Portugal reforça que é essencial estar atento às notificações e nunca aceitar operações que não tenha iniciado. Além disso, recomenda algumas medidas básicas de proteção:
- Nunca partilhe dados pessoais ou documentos como o cartão de cidadão;
- Evite pagamentos antecipados e prefira entregas presenciais ou envios à cobrança;
- Desconfie sempre de quem insiste para o ajudar a aderir ao MB WAY;
- Não siga instruções de desconhecidos durante operações bancárias;
Se fores vítima de uma burla, deves imediatamente reportar a situação às autoridades, seja à polícia ou ao Ministério Público, e guardar todas as provas disponíveis – prints de mensagens, e-mails e comprovativos – para apresentar queixa formal.
