Nos últimos tempos, têm sido sistemáticas as chamadas para o Banco de Portugal (BdP), a propósito de alegadas queixas sobre fraudes por chamadas telefónicas. De acordo com a Lusa, os agentes fraudulentos recorrem à identidade do banco e dos seus trabalhadores, de forma a obterem dados sobre credenciais privadas de outras contas bancárias.
Por esse mesmo motivo, as burlas têm sido recorrentes. Como alerta o diretor de sistemas de informação do BdP, Carlos Moura, muitos utilizadores têm sido notificados, supostamente, em nome do banco, tanto por mensagens como por chamada de telefone. Tal como conta à Lusa, estes invocam que o acesso às contas encontra-se comprometido, levando o cliente a ligar para outro número, que replica o atendimento oficial do BdP.
Os utilizadores são induzidos a instalar um malware, que alegam ser um antivírus
Ainda sobre o mesmo assunto, Carlos Moura partilha a sua preocupação, à Lusa, sobre o tema, garantindo que, de facto, o atendimento consegue, não raras vezes, induzir as pessoas em erro. O passo seguinte é, geralmente, instalar um suposto antivírus no telemóvel, com a função de verificar se há algum tipo de problema com as informações bancárias.
O problema é que o programa em questão não se trata de um antivírus, mas sim de um malware, que tem a capacidade de copiar as credenciais de acesso dos utilizadores e praticar burlas. Até ao momento, Carlos Moura alerta que são já centenas de vítimas deste crime, pelo que reforça a necessidade de estar atento e não instalar aplicações que possam parecer duvidosas.
Em casos de suspeita de burla, o Banco de Portugal recomenda alertar autoridades e o próprio banco
Conforme refere a mesma fonte de informação, nesta fase, o Banco de Portugal encontra-se articulado com as autoridades, naquela que é a denúncia destes casos. Sendo assim, no caso de suspeita de burla, o procedimento deve ser contactar as autoridades e, também, o BdP, através do contacto do seguinte e-mail: info@bportugal.pt.
Recorde-se que este tipo de problemas já não é propriamente novo, dado que, em janeiro, o Banco de Portugal já havia sido avisado em relação a casos de phishing, ou seja, acesso ilegal a contas bancárias. De acordo com a Lusa, já cerca de 10% da população portuguesa sofreu de problemas relacionados com fraudes, pelo que o melhor é estar sempre com a máxima atenção possível.