Atualização de maio do WIndows 10 terá problemas com unidades de armazenamento USB

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Microsoft anunciou no seu site oficial de suporte o mais recente bug encontrado na sua próxima grande atualização para o Windows 10. De acordo com o que se pode ler, esta atualização será bloqueada em computadores com unidades de armazenamento USB conectadas.

Esta medida deve-se ao facto de poder haver uma mudança na letra de destino destas unidades após a instalação da atualização. Tal como a Microsoft refere, unidades definidas com o destino G:, por exemplo, poderão mudar para outra letra diferente.

Enquanto isto poderá não ser muito problemático para o utilizador comum, este seria certamente um grande inconveniente para redes empresariais. A simples mudança do destino de uma unidade de armazenamento poderá causar inúmeros problemas numa rede mais complexa.

Windows 10 May 2019 Update será bloqueado se tiveres o teu disco USB conectado ao PC

De facto, isto será o bastante para que não possas instalar a atualização de maio no teu computador. O mesmo cenário irá verificar-se no caso de teres um cartão de memória SD ligado ao teu PC no ato da instalação da nova atualização para o Windows 10.

Nesse caso, serás notificado de que algo correu mal no processo de instalação e que deverás tentar mais tarde. Nessa notificação será referido que possuis hardware que não está preparado para a nova versão do sistema operativo.

A resolução deste problema é tão simples quanto a remoção dessas unidades de armazenamento. Ou seja, basta desconectares o teu disco externo USB ou cartão de memória e tentar novamente a instalação da atualização de maio.

Quanto ao problema em si, a Microsoft refere ainda que uma correção será eventualmente libertada para o público. Essa não terá sido desenvolvida a tempo da libertação desta grande atualização, algo que originou este aviso prévio.

A Windows 10 May 2019 Update está programada para chegar aos utilizadores em finais do próximo mês. Ainda não temos uma data especifica para o acontecimento, mas o que todos desejamos é que o paradigma de problemas originados na atualização passada não se repita.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Chrome 74 traz finalmente o Dark Mode ao Windows
  • Intel Core de 9ª geração: versões para portátil também atingem 5GHz
  • Twitter já está a lançar novo design para desktop
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.