Até há pouco tempo, tirar uma foto noturna à Lua em modo automático (ou ‘programa’) com um smartphone era uma experiência bizarra, que muitos utilizadores nem percebiam: o sistema media a (falta de) luz no momento e, invariavelmente, disparava o flash...
A menos que os utilizadores mais experientes jogassem com o modo manual – caso estivesse disponível - da App usada, o mais certo era as imagens ficarem com um clarão ou um ‘borrão’ onde a Lua deveria aparecer.
A Google parece querer mudar a forma como podemos tirar fotos à Lua e a outros corpos celestes, algo que a atualização da sua App Pixel Camera poderá resolver.
Para fotografar (melhor) as estrelas
Quem usar agora um smartphone Pixel e pretender fotografar a Lua ou as estrelas, apenas o consegue fazer posicionando o telefone numa base estável, apontando para o céu e optando pelo modo Night Sight (visão noturna) na App da câmara.
Com a atualização que a Google se prepara para introduzir na sua aplicação de fotos (v9.5.118), quando selecionarmos o modo Night Sight surgirá uma opção de Astrofotografia, representada por uma Lua e uma estrela.
A escolha por esta opção permitirá que o smartphone realize até 16 fotos com um tempo de exposição de 16 segundos cada, fazendo depois a mistura das imagens até devolver o registo com a melhor qualidade.
A Google refere que a opção de Astrofotografia inclui um temporizador de cinco segundos antes de fazer o registo, tempo que a empresa acredita ser suficiente para estabilizar o smartphone após premirmos o obturador.
Convém não esquecer, no entanto, que este tipo de fotos, além de dispensar o flash (!), depende da extrema estabilidade do smartphone – que deverá ser tanto maior quanto mais zoom se pretender dar para registar o motivo.
Para já a Google não indica a data concreta para o lançamento desta atualização, mas os mais desejosos de ver as estrelas poderão fazer já o download do respetivo APK.