Atlas com capacidade para aprender novas tarefas e trocar baterias
Se o Optimus da Tesla está a ser também preparado para a indústria fabril, o novo Atlas da Hyundai e da Boston Dinamics não lhe fica atrás. O novo robô humanoide foi desenvolvido para operar neste ambiente e por isso tem capacidade para aprender novas tarefas. Aliás, basta que um robô assimile uma nova tarefa para que toda a frota disponível de Atlas a assimile também e a passe a executar. O que reflete o verdadeiro conceito de “um por todos e todos por um”.
A autonomia também não vai ser um problema, já que este robô humanoide, assim que “sentir as pilhas fracas” ruma sozinho até à estação de carregamento, na qual e de forma autónoma troca as baterias para voltar ao seu posto de trabalho. Tal significa que robô Atlas não para de funcionar, mesmo que a bateria esteja fraca.
O Atlas é autónomo, mas também pode ser controlado através de um tablet. Tem 56 graus de liberdade, um alcance de até 2,3 metros, juntas totalmente rotativas e força para levantar pesos de até 50 kg, avança a Boston Dynamics em comunicado. Vê no vídeo como o Atlas se mexe bem.
Hyundai anuncia parceria com DeepMind da Google
Também na CES a Hyundai anunciou uma nova parceria com a DeepMind da Google. O objetivo desta nova parceria é que a gigante tecnológica norte-americana forneça a sua tecnologia de Inteligência Artificial aos robôs da Boston Dynamics, entre os quais está incluído o Atlas.
O trabalho a ser desenvolvido, nos próximos meses, vai centrar-se em “capacitar os robôs humanoides a realizar uma ampla variedade de tarefas industriais” para que estes se tornem “uma força motriz na indústria”, sobretudo na área automóvel.
Entretanto, o Atlas entrou já na fase de produção de uma versão comercial. As unidades que saírem desta linha de produção têm como primeiro destino a fábrica de veículos elétricos da Hyundai, localizada na Georgia, EUA.


