Notícia em atualização
MEO e Vodafone confirmam falhas
Não é o apagão total que deixou Portugal às escuras em abril de 2025, mas neste momento muitos portugueses não conseguem aceder aos serviços móveis e de Internet em várias zonas do país. As infraestruturas de telecomunicações foram danificadas pela tempestade Kristin e muitos portugueses, a esta hora, não conseguem utilizar o telemóvel ou aceder à Internet.
Nas suas páginas de ocorrências, as operadoras confirmam as falhas. Avança a NOS que existe uma “Indisponibilidade temporária dos serviços de Televisão, Internet Fixa, Internet Móvel, Telefonia Fixa e Telefonia Móvel a afetar os distritos de Leiria e Santarém”.
A Vodafone exibe uma mensagem semelhante, adiantando que na “sequência da depressão Kristin, a Vodafone confirma a existência de danos em infraestruturas de comunicação das redes móvel e fixa (nomeadamente múltiplos cortes de fibra), situação agravada por cortes de energia prolongados em algumas zonas do País. Estas ocorrências têm maior incidência na zona centro (litoral e interior)”.
Digi pormenoriza mais as zonas afetadas
A Digi é mais pormenorizada nas zonas em que está a registar falhas. Diz a operadora que “devido às condições meterológicas atuais, uma falha técnica no sistema está a afetar o serviço móvel nas seguintes zonas: Santarém, Leiria, Beja, Coimbra, Castelo Branco, Setúbal, Lisboa, Portalegre, Guarda, Aveiro, Viseu, Braga, Faro, Porto, Évora”.
Quanto à MEO, o conhecido barómetro Downdetetor confirma a existência de falhas em várias regiões do centro e norte do país. Tanto a Meo como a Vodafone já garantiram que estão no terreno a tentar resolver todos os problemas técnicos, assim como os planos de contingência foram já acionados.
Mas ainda assim, neste momento, muitos portugueses das zonas mais afetadas pela tempestade continuam sem conseguir usar qualquer serviço de telecomunicações. O 4gnews tentou fazer contactos para a zona de Leiria, mas até agora não conseguiu estabelecer qualquer tipo de ligação.
A Proteção Civil está em estado de prontidão especial para nível 4, o máximo. Recorde-se que estão em vigor avisos meteorológicos vermelhos para toda a costa de Portugal Continental.
