Atenção Tesla: Apple Car vai revolucionar tecnologia de baterias!

Abílio Rodrigues
Comentar

Depois de terem surgido notícias sobre a possibilidade do veículo autónomo da Apple ser apresentado já em setembro do próximo ano, novos rumores apontam agora para a inclusão de uma tecnologia de baterias revolucionária. No entanto, o Apple Car só deve chegar em 2024.

A agência Reuters avança que o Project Titan (nome de código do Apple Car) será mesmo um veículo de passageiros, desenhado em torno de uma nova bateria que pode reduzir drasticamente os custos e aumentar a autonomia do veículo.

Apple Car e Tesla querem usar baterias monocelulares LFP

Conceito do Apple Car

Esta bateria seria baseada num design monocelular, que permite aumentar a capacidade de cada célula individual da bateria, aumentado o espaço disponível em cada conjunto. Por consequência, isso permite incluir mais conjuntos de baterias no mesmo espaço, resultando em maior autonomia.

A mesma fonte indica ainda que a Apple estará a desenvolver uma nova mistura química para as suas baterias recorrendo ao LFP (Fosfato de Lítio e Ferro), algo que pode impedir que as células sobreaqueçam com tanta facilidade, com os benefícios de segurança que isso acarreta.

Durante este ano, surgiram também notícias de que a Tesla está a considerar de forma séria a transição para este tipo de bateria, reduzindo a utilização de cobalto para cortar nos custos e oferecer maior segurança.

Apple pode fabricar apenas o sistema de condução autónoma

Existem ainda muitas dúvidas acerca da possibilidade de ser a própria Apple a fabricar este veículo autónomo, sendo mais provável o recurso a terceiros para este efeito.

Porém, o sistema de condução autónoma deve ser mesmo desenhado e implementado em Cupertino, para depois ser integrado no Apple Car, em conjunto com os sensores LiDAR que serão usados para a medição de distâncias.

Uma fonte próxima do projeto citada pela Reuters chega mesmo a dizer que este Apple Car será como "a primeira vez que viram um iPhone," antecipando algo verdadeiramente revolucionário.

Este novo rumor bate certo com as previsões de analistas mais conceituados, como Ming-Chi Kuo, que já disse que o Apple Car deve ver a luz do dia apenas entre 2023 e 2025.

Editores 4gnews recomendam:

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.