Atenção! Se tens uma destas aplicações no teu smartphone, desinstala-a já

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O surgimento de aplicações maliciosas no Android não é novidade e agora temos o caso de mais duas aplicações que foram removidas pela Google da Play Store. Em causa estão duas aplicações que prometem melhorar a qualidade das fotografias tiradas no teu smartphone.

As aplicações que deves remover

  • Sun Pro Beauty Camera
  • Funny Sweet Beauty Selfie Camera

O esquema foi descoberto pela empresa de segurança Wandera. As duas aplicações conjugadas possuem cerca de 1.5 milhões de downloads e estão a inundar com anúncios aqueles que as instalaram.

Anúncios esses que geram lucro financeiro para os criadores destas aplicações. De cada vez que carregas numa dessas publicidades, uma quantidade monetária é enviada para os criadores dessas aplicações.

No caso da Sun Pro Beauty Camera, são mostrados anúncios de ecrã completo que são difíceis de fechar, mesmo com a aplicação fechada. Já a Funny Sweet Beauty Selfie Camera fornece o mesmo género de publicidades, mas apenas após descarregares uma fotografia editada.

A Google já as removeu da Play Store, mas caso tenhas instalado uma delas ela permanecerá no teu smartphone até que a elimines. Se for esse o caso, deves fazê-lo assim que possível.

Estas aplicações podem estar a comprometer a autonomia do teu smartphone

O esquema acima descrito é o conhecido adware. Basicamente, quem está por trás destas aplicações recebe dinheiro em troca dos cliques que fazemos nos anúncios mostrados.

Este parece ser um esquema inofensivo para os utilizadores, mas tal como a Wandera adianta, existe um prejuízo efetivo para os últimos. Neste caso, ambas as aplicações parecem ter um impacto negativo na autonomia dos smartphones afetados.

Avaliações das aplicações são muito importantes

Cada aplicação presente na Play Store tem a sua caixa de avaliações e esta deve ser tida em conta sempre que estás a pensar instalar uma nova aplicação no teu smartphone.

Uma vez mais temos de reiterar tal, visto que a caixa de avaliações destas duas aplicações seria o suficiente para evitar que estas se espalhassem. Existiam vários comentários a dar conta das práticas desleais levadas a cabo por estas apps.

Em síntese, sempre que queiras instalar uma nova aplicação no teu smartphone tem em atenção as suas avaliações. Isso poderá ser o suficiente para prevenir a instalação de uma app maliciosa.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Pixel 4: fica a conhecer quais as cores dos novos smartphones
  • OnePlus 7 e OnePlus 7 Pro recebem Android 10: descobre as novidades
  • Sem serviços Google, CEO da Huawei espera vender 20 milhões de Mate 30
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.