Atenção: Este malware afetou mais de 25 milhões de smartphones Android

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Se tens um smartphone Android sabes que se não tens cuidado podes sempre instalar um malware. Este é o caso do "Agent Smith", um malware com o nome de um personagem do filme Matrix.

Atenção que a maior parte das aplicações na Google Play Store são seguras, contudo, a facilidade de instalar APK's (Apps fora da Play Store) é grande e são essas aplicações que estão mais propícias a malware.

Como funcionava o Malware "Agent Smith"

O malware era simples. Basicamente ao instalares suma aplicação infetada, esta acabava por mostrar publicidade em tudo quanto é sitio. Seja no ecrã ou até mesmo noutras aplicações. Publicidades que em nada tinham relacionado contigo.

O pessoal da "Check Point" identificou o malware e avisa os utilizadores Android para ter atenção a este tipo de sintomas nos seus equipamentos. Ainda que este malware não faça "tão mal quanto os outros", escusado será dizer que não é bom teres um smartphone cheio de publicidade.

Como te podes livrar o malware no teu smartphone Android

Para te livrares do malware terás mesmo de fazer um hard reset do smartphone. Ou seja, terás de repor as definições de origem do equipamento. Tem em atenção que este passo irá eliminar todas as informações que tens no dispositivo. Assim sendo, não te esqueças de fazer uma cópia de segurança dos teus contactos e fotografias.

É possível que ao eliminares a aplicação com malware resolvas o problema, porém, não será simples conseguir identificar a APK que terá o código instalado. Podes sempre começar por eliminar as APK's manhosas que tens no smartphone e ver se resolve o problema.

A liberdade dos smartphones Android é um pau de dois bicos

Por um lado, os amantes Android dizem que o sistema lhes dá a facilidade e liberdade para instalar aplicações que não estão na Google Play Store. Por outro lado, essas APK's podem muitas vezes ter este tipo de malware. Ou piores. Dessa forma, confirma sempre que o local que instalas a APK é de confiança. Nada melhor do que isso para te protegeres. Acima de tudo, evita APKs se possível.

Editores 4gnews recomendam:

  • FIFA 19: Crianças esvaziam conta bancária dos pais ao tentar comprar o Leonel Messi!
  • Imagens mostram ecrã do Huawei Mate 30 Pro em detalhe
  • Huawei Honor 9X: vídeo oficial revela data de lançamento do smartphone
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.