Os especialistas em segurança da Cleafy encontraram recentemente uma nova ameaça para o teu smartphone Android. Em causa, um novo tipo de malware que não se contenta apenas com o roubo do teu dinheiro.
Após recolher informações confidenciais e desviar dinheiro das contas das vítimas, ele apaga os dados presentes nos seus telefones. Um método bastante elaborado para esconder os seus passos.
Malware BingoMod está a espalhar o caos em vários utilizadores europeus
Os especialistas em segurança estão a apelidar deste malware como BingoMod. As primeiras evidências da sua existência surgiram em maio passado e tem feito muitas vítimas em toda a Europa.
Falamos de um trojan de acesso remoto que se infiltra nos smartphones das vítimas através de SMS. Ou seja, as vítimas recebem uma mensagem para descarregarem uma suposta ferramenta de segurança, usando mesmo um ícone similar ao do AVG.
Após entrarem nos telefones visados, ele solicita acesso aos serviços de acessibilidade do Android. Posteriormente, ele usa esses poderes para controlar remotamente o smartphone.
O seu principal objetivo é fazer transferências de dinheiro. Para isso, ele rouba as credenciais de acesso dos utilizadores e interceta mensagens que contêm os códigos de verificação dessas transferências.
Com estes dados em mãos, o BingoMod tem tudo o que necessita para conduzir as suas intenções maliciosas. É a tática perfeita para esvaziar as contas dos utilizadores sem que estes dêem conta do sucedido.
Que melhor forma de apagar rastos que apagar todos os dados dos smartphones das vítimas?
Como se desviar o dinheiro das tuas contas não bastasse, o BingoMod tem mais uma surpresa reservada. Neste caso, apagar todos os dados dos smartphones visados.
Após ser bem-sucedido nas transferências de dinheiro, ele usa a arma definitiva para não ser "apanhado". Ao apagar todos os dados, ele apaga também qualquer evidência da sua presença nesses equipamentos.
Os especialistas da Cleafy suspeitam que são as pessoas que controlam este malware que executam remotamente o comando que irá apagar os smartphones. No fundo, é como se fizesses uma reposição de fábrica, onde todos os teus dados desaparecem.
Esta é, de facto, a tática perfeita para esconder a sua presença nos dispositivos visados. Portanto, imaginem a surpresa das vítimas quando percebem que não só ficaram sem dinheiro, como ainda perderam todos os dados do seu smartphone.
A melhor arma para não cair nestes esquemas é a prevenção. Nesse sentido, evita instalar aplicações que não estejam em lojas oficiais e muito menos descarregues aplicações que cheguem até ti através de uma SMS.