Atari tem nova consola que te deixa jogar os jogos antigos de cartucho

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Com a idade média dos utilizadores de videojogos a situar-se acima dos 31 anos e a faixa etária entre os 45 e os 64 anos a ser a que mais cresce entre os jogadores na Europa, não é de estranhar que vários fabricantes estejam a recuperar as plataformas clássicas de videojogos.

É o caso da Atari, que se prepara para lançar uma versão moderna da icónica Atari 7800, agora adaptada às exigências audiovisuais do Séc. XXI sob o nove Atari 7800 Plus, mas que permite recuperar o fascínio dos jogos de cartucho.

Será um bom pretexto para irmos até ao sótão ou à arrecadação buscar os velhinhos cartuchos que achávamos já não terem mais uso; ou para começarmos a procurar nos sites de vendas em segunda-mão os jogos icónicos, que nos poderão levar de volta ao espírito vintage dos videojogos dos anos 80.

Consola ‘vintage’ para o inverno

Atari tem nova consola que te deixa jogar os jogos antigos de cartucho

A Atari já está a disponibilizar no seu site o acesso à pré-reserva da nova consola 7800 Plus, por um PVP de Regular price$129.99, embora não seja ainda conhecida a data concreta do seu lançamento. O fabricante limita-se a referir que as entregas irão começar ‘no inverno de 2024’.

Em todo o caso, é todo um regresso aos clássicos dxos videojogos que a empresa promete com esta nova consola, que será compatível com os cartuchos de jogos da série 7800 e 2600.

Com um design idêntico à consola original de 1986 e cerca de 80% da sua dimensão, a nova 7800 Plus chega a incluir na caixa o espectro de cores original da versão europeia da consola, com caixa em alumínio e um botão ligar/desligar iluminado.

Apesar do look revivalista, a nova 7800 inclui uma ligação HDMI para ligação ao televisor, permitindo jogar com o ecrã em formato 16:9, ou simulando o ‘velhinho’ formato de 4:3.

Com a nova consola a Atari inclui o Wireless CX78+ Gamepad, uma versão sem fios do comando lançado originalmente com a 7800 nos anos 80, bem como o título Bentley Bear’s Crystal Quest e um cabo USB-C. Seguindo a lógica da Apple, a Atari também não inclui transformador no pacote.

De forma a que os jogadores possam recriar um cenário ainda mais parecido ao dos anos 80, a Atari comercializa também uma versão wireless do Joystick CX40+ e prepara-se para lançar dez jogos clássicos, a comercializar por $29,99.

O joystick sem fios CX40+, vendido em separado, é um dos acessórios que recuperam o design clássico das consolas Atari dos anos 80 do século passado.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.